A Agência Mural de Jornalismo da Periferia lançou, em junho, seu site oficial e vai ampliar a equipe de jornalistas para aumentar a cobertura das regiões periféricas da capital e das cidades da Grande São Paulo, além da produção de matérias exclusivas.
Crédito:Divulgação/Agência Mural
Parte da equipe de 'muralistas' como são chamados os correspondentes da Agência Mural de Jornalismo da Periferia
Até então, o conteúdo produzido pela Agência era publicado em canais como o blog Mural, hospedado no site do jornal Folha de S. Paulo, o 32xSP, em parceria com a Rede Nossa São Paulo, Catraca Livre, Guia Folha e Rolê na Quebrada.
Cintia Gomes, editora institucional da Agência, conta que o projeto tornou-se possível após a Agência Mural ser escolhida como uma das organizações apoiadas pelo Programa de Jornalismo Independente, da Open Society Foundations. Desde então, eles contam com uma equipe fixa de cinco editores.
Atualmente, a Agência tem 57 correspondentes. A partir de julho, mais de 20 profissionais se juntarão à equipe. Com isso, o grupo terá mais de 80 muralistas, como são chamados os correspondentes, que atuarão em 42 bairros da cidade de São Paulo e 17 municípios da Grande São Paulo.
Alguns atuam com a publicação de matérias e outros ajudam em funções como a comissão editorial, grupo mais antigo, consultado sobre abordagens e caminhos das pautas. Outros ajudam também no trabalho das redes sociais e na apresentação de uma live [transmissão ao vivo pela página do Facebook da Agência Mural], todas as semanas, sobre os eventos culturais que são realizados nas periferias.
“A produção de conteúdo do grupo se dá, principalmente, por meio de reuniões mensais e o contato diário por e-mail e redes sociais. A disposição dos ‘muralistas’ é o que faz o projeto acontecer. Cada muralista tem a missão de produzir, no mínimo, uma matéria a cada dois meses, diversificando os canais da Agência, mostrando as dificuldades e o que tem de bom na ‘quebrada’ de cada um. Nessas reuniões mensais, além das discussões de pautas e orientações também são fomentados à formação cultural e profissional com a participação de convidados da área.”
Segundo Cintia, as matérias são feitas por meio de sugestões dos muralistas, que no dia a dia convivem com a realidade de seu bairro ou cidade da Grande São Paulo e pode apontar os temas que são interessantes para cada região. Assim como a equipe fixa de editores também ajuda na sugestão de abordagens sobre diversos assuntos como transporte, esportes, política, infraestrutura, cultura, entre outros.
"Continuaremos a mostrar como o morador da periferia está inserido nas transformações que passa a Grande São Paulo e quais histórias há por trás disso. Também incentivamos produções coletivas que possam unificar várias regiões periféricas em um tema específico."
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