O Facebook vai lançar nesta semana um serviço de verificação de notícias falsas em parceria com duas agências de fact-checking, a Aos Fatos e a Lupa, que vão ter acesso a denúncias feitas por usuários da rede social. Caso a conclusão dos especialistas seja de que se trata de "fake news", as publicações terão seus alcances reduzidos na plataforma.
Se uma determinada página for recorrente no compartilhamento de conteúdo falso, todos os posts dela a partir de um determinado momento acabarão tendo seus alcances diminuídos e não poderão ser impulsionados. De acordo com o Facebook, "Aos Fatos e Agência Lupa poderão, ainda, associar a sua checagem a uma notícia que tenha sido questionada. Esse texto com a checagem será mostrado no Feed de Notícias por meio do recurso Artigos Relacionados, fornecendo mais contexto às pessoas para que tomem decisões mais informadas sobre o conteúdo que consomem".
O serviço já existe nos Estados Unidos e é considerado um sucesso pelos executivos da rede social.
“Estamos comprometidos em combater a disseminação de notícias falsas no Facebook. Essa parceria com Aos Fatos e Agência Lupa é mais um passo em nossos esforços para combater a desinformação e melhorar a qualidade das notícias que as pessoas encontram no Facebook”, afirma a líder de parcerias com veículos de mídia do Facebook para América Latina, Cláudia Gurfinkel.
Leia mais:
Mark Zuckerberg ri de pergunta, mas não responde se Facebook é uma empresa de mídia
Facebook lança na Índia ferramenta que identifica "fake news"
Agência Lupa lança projeto de checagem de informações e boatos durante o período eleitoral