Documentário retrata os desafios de mulheres nos meios de comunicação

Redação Portal IMPRENSA | 14/03/2018 11:00
A ONG ARTIGO 19 está lançando o documentário “Mulheres de Expressão”. O filme de quase 33 minutos traz entrevistas com radialistas que compartilham suas experiências e visões sobre os desafios para as mulheres que atuam nos meios de comunicação. Todas as gravações foram feitas nos últimos dois anos durante encontros organizados pela ARTIGO 19 e AMARC (Associação Mundial de Rádios Comunitárias) com mulheres comunicadoras.
Crédito:Divulgação
Os depoimentos de algumas das participantes que aparecem no vídeo sintetizam os principais temas abordados ao longo das discussões entre as mulheres, sobretudo no que diz respeito a desigualdades de gênero e formas de assédio e discriminação sofridas por elas. As entrevistas destacam ainda como os meios de comunicação se configuram em espaços de privilégios masculinos, o que realça a necessidade de se tomar medidas para desconstruir esse cenário.

“A situação de violência e de assédio que as mulheres passam no ambiente de trabalho é muito naturalizada e isso não é diferente com as mulheres comunicadoras. Mas na comunicação temos o poder de dialogar com a sociedade e buscar fazer com que as pessoas pensem e se comportem de forma diferente. Por isso, é tão importante que as mulheres se fortaleçam enquanto comunicadoras e pensem o quanto isso pode refletir no conteúdo que elas produzem, sobretudo no que diz respeito a questões de gênero”, opina Júlia Lima, coordenadora de Proteção e Segurança da ARTIGO 19.


Em nota divulgada para o lançamento do documentário, a ARTIGO 19 afirmou que só existe liberdade de expressão quando as mulheres podem participar do debate público de forma a expor suas visões de mundo e temas relativos à sua realidade. "Nesse sentido, é fundamental que as vozes das mulheres ecoem também na mídia, pois só aí teremos chances de combater estereótipos e preconceitos que hoje colocam em xeque a luta pela verdadeira igualdade entre homens e mulheres."

A ARTIGO 19 é uma organização não-governamental de direitos humanos nascida em 1987, em Londres, com a missão de defender e promover o direito à liberdade de expressão e de acesso à informação em todo o mundo. Seu nome tem origem no 19º artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU.

Leia também: