Muhammad Najem é um típico adolescente de 15 anos, que gosta de compartilhar suas atividades nas redes sociais. Mas o que o diferencia de seus colegas é o conteúdo que publica no Twitter.
Crédito:Reprodução/Twitter
O rapaz, residente em Ghouta, um subúrbio de Damasco, capital da Síria, tem publicado dezenas de selfies e vídeos em que aparece relatando os bombardeamentos que têm matado centenas de pessoas.
A coragem de Najem chamou a atenção da imprensa internacional. Em entrevista à CNN, o jovem explica porque mostra a guerra nas redes sociais: “As pessoas precisam saber de tudo o que está acontecendo na Síria. Eu quero estudar e ser jornalista, quando crescer.”
A história e declaração do jovem sírio foram destaque na imprensa internacional. No Brasil, o jornal O Globo publicou em seu site uma reportagem a respeito. Já o Jornal Hoje, da TV Globo, também noticiou o fato.
As imagens e relatos registrados por Najem são impressionantes. Em uma delas, ele lamenta a morte de um amigo e da sua família. “Ontem, estávamos brincando juntos no abrigo subterrâneo. Hoje, meu amigo e sua família foram mortos por um avião de combate que lhes tirou a vida.”
Num outro vídeo, ele sobe ao topo de um prédio e mostra, ao fundo, as explosões provocadas pelos bombardeios. No meio do relato, o jovem diz “nós somos mortos pelo seu silêncio.”
As fotografias também mostram o dia a dia das crianças entre os confrontos.