Tribunal turco liberta representante da RSF acusado de propaganda terrorista

Redação Portal IMPRENSA | 01/07/2016 17:00


Um tribunal turco decidiu libertar o representante da ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF), Erol Önderoglu, e o presidente da Fundação de Direitos Humanos da Turquia, Sebnem Korur Financi, presos no país sob acusação de "propaganda terrorista".

Crédito:Reprodução
Erol Önderoglu foi libertado na Turquia

De acordo com o Daily News, o advogado de Financi, Oya Meriç Eyuboglu, informou que ainda trabalha para a libertação do jornalista Ahmet Nesin, cujo arquivo do processo está em outro tribunal. 

Os profissionais atuaram por um dia na direção do jornal Özgür Gündem para demonstrar apoio ao veículo pró-curdo mais antigo do país e que já enfrentou uma série de repressões do governo. Ao todo, 44 jornalistas e intelectuais já participaram da ação. Trinta e sete deles são investigados pela Justiça.

No início de junho, um procurador de Istambul pediu à Justiça que o representante da RSF fosse condenado a 14 anos de prisão. Após o pedido, o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, declarou preocupação com a situação dos jornalistas na Turquia. Outras entidades decidiram se unir à RSF e pedir a libertação imediata dele.
 
Leia também