Ministério das Comunicações apresenta cronograma de desligamento da TV analógica

Redação Portal IMPRENSA | 26/01/2016 13:30
Na última segunda-feira (25/1), o Ministério das Comunicações divulgou um cronograma de transição do sinal de TV analógico para o digital no Brasil. A iniciativa deve começar com um projeto-piloto em Rio Verde (GO), em 15 de fevereiro.

Crédito:Reprodução
Sinal de TV analógico começa a ser desligado na segunda quinzena de fevereiro

De acordo com a Agência Brasil, em outubro, Brasília e outros municípios próximos também devem passar pela transição. Já no próximo ano, será a vez de todas as capitais da Região Sudeste, além de Goiânia, Salvador, Recife e Fortaleza. 

Em 2018, o desligamento do serviço analógico deve incluir ainda as capitais e outras cidades das Regiões Sul, Centro-Oeste e Norte, além de todo o interior dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. 

O Ministério das Comunicações publicará portarias com a lista dos demais municípios que devem pela transição para o sinal digital. O cronograma de ajuste foi pensado com base em grandes eventos que ocorrerão no Brasil até 2018, como as Olimpíadas e as eleições para presidente.

As redes de TV também devem estender a divulgação para alertar os telespectadores sobre o desligamento. A campanha terá início um ano antes da data prevista para a mudança de sinal em cada cidade.

Leia também