O Juiz Edward Albert Lancelot, da 35ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo, determinou nesta quarta-feira, 31, que Danilo Gentili pague uma multa diária de R$ 1 mil a Gilberto Dimenstein, caso não sejam retirado do Facebook do humorista uma publicação considerada ofensiva ao jornalista.
Crédito:Facebook/Reprodução
“Há prova inequívoca [...] que o réu divulgou mensagens que desabonam a imagem do autor. Tal indício justifica a sua pretensão para que o réu retire a publicação ofensiva, sob pena de aplicação de multa diária. Defiro, pois, o pedido de tutela de urgência, para o fim de determinar ao réu a obrigação de fazer, consistente em remover das redes sociais, no prazo de 48 horas, as publicações de cunho ofensivo contra o autor Gilberto Dimenstein, sob pena de multa diária no valor de R$ 1.000,00 (mil reais), até ulterior decisão deste Juízo", diz o documento, publicado pelo portal UOL.
Dimenstein comemorou a decisão nesta quinta-feira e afirmou que vai doar qualquer que seja a quantia recebida à Orquestra Sinfônica de Heliópolis. Em 17 de abril, Gentili escreveu no Facebook que o jornalista era “repugnante” e ironizou uma matéria do site Catraca Livre, administrado por Dimenstein, que criticou uma piada feita com a assistente de palco Juliana Oliveira.
“De um lado esse maravilhoso chocolate de primeira que comerei o dia todo durante esse domingo tão especial. Do outro lado um ovo de Páscoa escrito meu nome”, escreveu, Gentili, enquanto abraçava Juliana e segurava o doce. O teor do comentário foi considerado racista porque a assistente de palco é negra.
Leia também:
'Gazeta do Povo' publica última versão impressa
Departamento de Justiça dos EUA estaria espionando jornalistas para apurar vazamentos
Repórter francesa se queixa de entrevistado que tentou beijá-la ao vivo