
Em nota divulgada na última terça-feira (5/4), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina manifestou apoio ao jornalista Altamir Andrade e ao jornal O Vizinho, de Joinville. De acordo com a entidade, ambos alvos de ação judicial da empresa Hera Sul Tratamento de Resíduos Ltda. em razão de uma matéria que denunciava a suposta prática de crime ambiental e sonegação fiscal.
Crédito:Reprodução
Jornal denunciou crime ambiental e foi processado
Para o SJSC, a iniciativa da empresa de recorrer à Justiça contra Andrade e o jornal é uma forma de cercear a liberdade de imprensa. Na ação inibitória e cumulada com indenização, a Hera Sul pede o recolhimento de todos os exemplares da edição 829 , de outubro de 2015, devido a reportagem “Empresas do Paraná desovam rejeitos em Rio Negrinho, SC”.
Além disso, o processo da empresa solicita que seja retirada da internet a publicação do jornal, que se aplique multa de cinco mil reais/dia caso não sejam atendidas suas exigências, e ainda multa por danos morais de R$ 100 mil.
A entidade informa que a justiça já se manifestou contrária ao pedido de “tutela antecipada” dos exemplares do jornal, considerando que a matéria jornalística se atém a narrar os fatos, com o objetivo de informar e comunicar o público.
Tanto O Vizinho quanto Altamir Andrade estão tomando as providências judiciais cabíveis para tentar barrar o que julgam como tentativa de "amordaçar a liberdade de imprensa".
Leia também
- Presidente turco diz rejeitar "lição de democracia" sobre liberdade de imprensa
- Criador do Porta dos Fundos critica boicote a vídeo e defende pluralidade
- Repórteres são detidos após ato contra a falta de liberdade de expressão nas ilhas Maldivas