Família de Lula pede direito de resposta à "Folha" por reproduzir reportagem da "Veja"

Redação Portal IMPRENSA | 23/11/2015 09:30
A família do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva pediu direito de resposta em reportagem da Folha de S.Paulo, reproduzida da revista Veja, intitulada "Decano do Lobby", que associa o nome do filho do petista, Fábio Luis Lula da Silva, ao lobista Alexandre Paes dos Santos, preso na Operação Zelotes.

Crédito:Reprodução
Jornal é acusado de usar fato desmentido para acusar filho de Lula

O trecho em questão diz que “em 2006, ele voltou a noticiário ao confirmar para a revista Veja que cedia uma sala do escritório que construiu no Lago Sul para um dos filhos do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Fábio Luis, trabalhar, quando estivesse em Brasília”.

Em nota publicada pelo Instituto Lula na último sábado (21/11), o advogado Cristiano Zanin Martins, que defende Fábio Luís, disse que ao reproduzir a reportagem de Veja como se fosse verdadeira, o jornalista Rubens Valente "voltou a propagar notória e reconhecida mentira para os leitores do jornal e para a sociedade".

"Logo após a citada publicação de Veja, em 2006 (edição n.º 1979), Alexandre Paes dos Santos disse à imprensa que não conhece e jamais manteve qualquer relação pessoal ou profissional com Fábio Luis. Não bastasse, depois da publicação, promovemos em favor de Fábio Luis ação judicial contra Alexandre Paes dos Santos e a Editora Abril S/A, que edita a revista", explica.

O advogado afirma ainda que a situação levou a Editora Abril a praticar "um dos  piores exemplos do mau jornalismo do país". De acordo com ele, a revista juntou no processo uma gravação ambiental da conversa do jornalista Alexandre Oltramari com o lobista, na qual a dupla combinou uma versão para elaborar uma reportagem para prejudicar Lula, então candidato à reeleição.

"Reafirmamos que o nosso cliente Fábio Luis Lula da Silva não conhece e jamais manteve qualquer relação pessoal ou profissional com Sr. Alexandre Paes dos Santos. Ao contrário, este último já foi condenado pela Justiça por dizer inverdades a respeito do nosso cliente. Em virtude do erro indesculpável de Rubens Valente, faremos pedido de retificação na forma da Lei Federal nº 13.188", completa. 

Resposta

Nesta segunda-feira (23/11), a Folha publicou uma errata sobre a matéria citada pela família de Lula na seção "Erramos". "A reportagem 'Decano do lobby' não informou que o lobista Alexandre Paes dos Santos recuou da informação que havia dado à revista 'Veja', em 2006, sobre ter cedido uma sala em seu escritório ao filho do ex-presidente Lula, Fábio Luís da Silva".

Leia também