CPJ exige libertação de Paulo Cezar de Andrade Prado, do "Blog do Paulinho"

Redação Portal IMPRENSA | 17/09/2015 16:30
O Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) exigiu na última terça-feira (15/9) a libertação do jornalista Paulo Cezar de Andrade Prado, do "Blog do Paulinho", preso há dois meses em São Paulo por difamação ao presidente do São Paulo Futebol Clube, Carlos Aidar. 

Crédito:Reprodução
Jornalista segue detido após processo de difamação movido por presidente do São Paulo

De acordo com a entidade, o responsável por comunicar a ação do CPJ foi o presidente do órgão, Carlos Lauría, que mostrou-se contrário ao fato de o jornalista aguardar em cárcere um julgamento por difamação.

"Instamos as autoridades brasileiras a libertar imediata e incondicionalmente Paulo Cezar de Andrade Prado. Processos de difamação devem ser resolvidos em tribunal civil, e os jornalistas não devem ter medo de ir para a cadeia por suas reportagens", disse Lauría.

Preso desde o último dia 6 de julho, Paulinho foi processado cinco vezes pelo presidente do clube paulista. Uma delas, em 2011, ocorreu após o blogueiro divulgar uma cópia de um "grupo" no WhatsApp do qual Aidar fazia parte. Ao CPJ, ele confirmou ter processado o jornalista por "invasão de privacidade" ao publicar suas informações pessoais.


Leia também
Gilmar Mendes processa Luis Nassif por danos morais e pede R$ 150 mil de indenização
Olé do Brasil é condenado por notícia fictícia envolvendo jogador do Corinthians
Ucrânia impõe sanções a jornalistas acusados de envolvimento em conflito no país