RedeTV! demite oito jornalistas para "desinchar" redação; cortes devem continuar

Matheus Narcizo* | 06/08/2015 18:00
Durante a última semana, cortes em diferentes departamentos da RedeTV! resultaram na demissão de oito jornalistas da emissora. A tendência é que novas dispensas no setor aconteçam ao longo dos próximos dias. 

Crédito:Divulgação
Canal alegou que crise econômica e inchaço na redação foram os motivos dos cortes

IMPRENSA apurou que as demissões seriam uma tentativa de enxugar setores "inchados" do canal, como é o caso do departamento de jornalismo. A crise econômica também teria sido um dos motivos usado pela RedeTV! para promover a redução na equipe. 

Procurada, a assessoria da RedeTV! informou que não se pronunciará sobre o caso. No entanto, o diretor Jurídico do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP), Vitor Ribeiro, confirmou as dispensas e ressaltou que a entidade está tomando as medidas judicialmente cabíveis sobre os cortes.

O grande problema, segundo Ribeiro, ocorre porque todos os dispensados eram funcionários com vínculo de Pessoa Jurídica (PJ). "O departamento jurídico do sindicato já está conversando com os demitidos para ver as medidas cabíveis. O grande problema se dá pelo fato dos trabalhadores serem PJ. Isso exclui qualquer direito trabalhista como fundo de garantia, seguro-desemprego e licença maternidade. Essa cultura perversa do prestador de serviço PJ é uma fraude, porque o ‘prestador’ acaba não tendo direito a nada", ressaltou.