Editor de arte da "Folha" destaca a importância da ilustração no jornalismo

Alana Rodrigues* | 14/08/2014 15:45
O conteúdo jornalístico não está presente somente no texto, mas também na composição visual das páginas dos jornais e revistas, que são marcadas por ilustrações, charges, tipografia, cartuns e diversas outras formas de arte.  

Crédito:Arquivo pessoal
Editor de Arte da "Folha" participa das Oficinas IMPRENSA

Transformar palavras em imagens também exige comprometimento com o noticiário. Pensando nisso, IMPRENSA promove na próxima segunda-feira (18/8) a oficina "Ilustração no Jornalismo", com participação do publicitário, designer e infografista Fábio Marra.

Marra trabalha com jornalismo visual na Folha de S.Paulo desde 1990. Atuou como editor assistente e adjunto antes de ocupar o cargo de Editor de Arte, função que exerce desde 2006. Também foi agraciado com o Prêmio Internacional de Infografia Malofiej, iniciativa da Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra (Espanha) e da SNDE, seção espanhola da SND (Society for News Design).

A aula abordará técnicas que os artistas especializados utilizam no ofício, além de debater o espaço cedido à ilustração na mídia e indicar possíveis soluções para os jornalistas na publicação de trabalhos. 

"Vou apresentar o que é o trabalho de design da informação, falar sobre a importância do visual nas diferentes plataformas, tanto impresso quanto digital e abordar as áreas de atuação do jornalismo visual", adianta o infografista.

Para ele, as redações se empenham para levar didatismo ao leitor e são, na maioria das vezes, despercebidas, mas de muita importância para tornar o produto atraente e provocar o entendimento da notícia.

As novas tecnologias também são fortes aliadas na hora da criação, mas o trabalho final é fruto da edição e diálogo ente ilustrador e jornalista, alerta Marra. "Todo designer ou ilustrador que trabalha com conteúdo é um pouco editor de texto e todo jornalista deveria pensar e agir como design de conteúdo", destaca.

Na opinião do ilustrador, as universidades não aplicam a atenção necessária ao assunto, o que gera a ausência de profissionais atentos com a questão da arte nas publicações. A fórmula para unir conteúdo e arte da forma correta é, de acordo com Marra, discutir com profissionais de design qual o melhor caminho para cada uma das pautas. 

"São particularidades diferentes e caminhos diferentes para a apresentação e didatismo do material. Certamente a discussão prévia do que fazer vai facilitar muito este percurso", acrescenta ele.


O evento acontece das 18h30 às 22h30, na Av. Paulista, 807 18° andar - Cerqueira Cesar, São Paulo (SP), localizada próximo à estação Brigadeiro do metrô, com acesso pela galeria Gemini. As inscrições podem ser realizadas na página da oficina.

* Com supervisão de Vanessa Gonçalves.

Leia também