Prefeito de Limeira (SP) suspende transmissão em sistema aberto da TV Cultura na cidade

Alana Rodrigues* | 20/12/2013 13:00
O prefeito de Limeira (SP), Paulo Hadich (PSB), cancelou a transmissão em sistema aberto da TV Cultura na cidade, cedendo o canal à Rede Opinião, de Araras (SP). A determinação surpreendeu a população e a Fundação Padre Anchieta (FPA), responsável por gerenciar a emissora.

Crédito:Divulgação
Emissora será transmitida na cidade apenas na TV a cabo ou satélite

A programação da TV Cultura vinha sendo transmitida pelo canal aberto 26 UHF desde 1979. A emissora continua sendo veiculada na região no sistema a cabo e satélite. Em nota, a entidade lamentou a medida. 

“A FPA lamenta a decisão que interrompe seu longo relacionamento com a população desta cidade e reitera seu compromisso de continuar transmitindo conteúdos de qualidade que colaborem para o enriquecimento cultural, o entretenimento e a educação em todo o território nacional”, diz o texto.

A Fundação Padre Anchieta informou que recebeu um comunicado da Prefeitura de Limeira que estabelecia "a retirada da estrutura de transmissão da programação da TV Cultura no município devido à cessão do canal 26 UHF para a Fundação Educativa e Cultural de Araras".

A entidade pontuou que seguirá "seu compromisso de continuar transmitindo conteúdos de qualidade que colaborem para o enriquecimento cultural, o entretenimento e a educação em todo o território nacional".

Através da Secretaria de Comunicações, a prefeitura relata que a intenção de ceder o sinal ao Grupo Opinião de Comunicação, de Araras (SP), será para veicular conteúdos voltados para a região.

"A população de Limeira poderá acompanhar programas jornalísticos, esportivos, culturais, entrevistas e entretenimento, além da transmissão dos jogos das equipes de futebol e do basquete da cidade", relata a nota da prefeitura.

A Rede Opinião é uma emissora aberta que opera com programação local em Araras (SP), Rio Claro (SP) e Piracicaba (SP), além de ser afiliada ao canal TV Esporte Interativo.

* Com supervisão de Vanessa Gonçalves.