“Capricho” retira post polêmico do ar; revista publica nota de esclarecimento

Redação Portal IMPRENSA | 15/08/2013 18:30
Na última quarta-feira (14/8), os jornalistas da revista Capricho enfrentaram uma situação difícil. Um dos adolescentes do blog “Garotos Contam”, espaço reservado para publicações de meninos no site da publicação, escreveu que garotos acreditam que existem algumas meninas “para ficar” e outras “para namorar”.

Crédito:Reprodução
Revista explicou porque tirou post polêmico do ar

“O blog 'Garotos Contam' é um espaço para que os meninos digam como se sentem a respeito das garotas e de relacionamentos. Em tese, ali não há censura”, escreveu Tatiana Schibuola, diretora de redação da revista. “A ideia é que, mesmo que não nos agrade, o cara fale o que pensa, sem filtros.”

O post ganhou grande repercussão nas redes sociais e, após inúmeras críticas, a revista decidiu apagar a publicação depois de consultar leitoras. “Naturalmente, como sempre acontece nas redes sociais, o fato de apagarmos o post foi criticado. E os outros posts do blog passaram a ser criticados também.”

“De um lado, a gente acreditava que retirar o post do ar seria o mesmo que mentir para as leitoras: ‘olha, não existem meninos que pensam assim. A gente só mostra pra você um mundo cor-de-rosa, cheio de príncipes encantados’. Sabemos que adolescentes não são crianças: já têm maturidade para saber que não é só porque estava escrito ali que elas precisariam mudar de atitude para agradar aquele menino ou outros que pensam como ele”, relatou a jornalista. “De outro lado, pensávamos que manter uma publicação com esse teor (mesmo que não concordássemos com o que estava escrito ali) seria o mesmo que embasá-la.”

Por fim, a publicação questiona as leitoras sobre a continuidade do blog. “Já que a discussão está aberta e esse é um momento de mudanças, queremos saber: vale conhecer o que realmente se passa na cabeça dos garotos? Capricho deveria publicar essas opiniões? Será que a gente agiu certo ao deletar o tal post machista? Fala aí!”