Exposição 'Bicicleta, Identidade Cultural', da jornalista Denise Silveira, estreia no Unibes Cultural

Redação Portal IMPRENSA | 29/09/2021 09:40
A covid-19 mudou a forma como nos relacionamos com questões do dia a dia. Por meio de fotografias, a jornalista multimídia Denise Silveira trouxe o transporte público para o centro do debate com a mostra 'Bicicleta, Identidade Cultural', estreante do mês no espaço Unibes Cultural. 

Com a necessidade de não se aglomerar, diversos países implantaram novas ciclofaixas para dar uma nova alternativa para as pessoas que buscavam se deslocar sem o risco de contaminação nos transportes públicos. 
Crédito:Denise Silveira
Denise Silveira fotografou a cantora Mart
Denise Silveira fotografou a cantora Mart'nália em Dublin
Com a cenas cotidianas clicadas durante suas viagens desde 2016, Denise também busca disseminar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU na realidade do Brasil. Em 2019, ela contou com a ajuda de uma vaquinha virtual para levar um projeto batizado de Ciclovia Musical para a conferência global Velo-City, na Irlanda. 

Em Dublin, Denise fotografou a cantora Martn'ália com sua bike. Ela estava no país para cantar com Vinícius de Moraes. Na Bélgica, ela fotografou a Fietsen Door Het Water, uma ciclovia dentro d'água que foi eleita pela revista Time como um dos 100 lugares que você não pode deixar de conhecer. 

"Não comecei esse trabalho pensando numa exposição. Ele foi surgindo a partir de cenas que fotografei na Alemanha, em 2016, e que não necessariamente eu estava clicando bicicletas, mas elas apareciam no quadro. A ideia do trabalho é aproximar as pessoas de uma realidade onde a bicicleta está fortemente inserida no cotidiano", conta Denise. 

Denise trabalhou por 30 anos nos principais veículos de comunicação do país. Seu mais recente trabalho foi na Band Jornalismo. Ela recebeu seis prêmios nacionais e internacionais, entre eles, o de melhor direção pelo curta "Alma de Bicicleta". 

Colabora também com o Portal Mobilize e Ciclovia Musical. EM 2018, recebeu Menção Honrosa no Mobifilm pelo curta do projeto que une roteiros de bicicleta com paradas para concertos de música instumental.

A jornalista começou a se interessar pelo meio de transporte em 2013, quando ficou oito meses sem andar por problemas nos joelhos. Após a recuperação, ela recorreu à bicicleta para evitar os degraus do ônibus. 

Serviço:
Bicicleta, Identidade Cultural
De: Denise Silveira
Curadoria: Marcos Alves
Visitas de terça a sexta-feira, das 11h às 19h (último acesso às 18h) 

Em razão dos protocolos vigentes para a prevenção da covid-19, a visitação feita somente diante agendamento e preenchimento de um formulário sanitário. Veja aqui como agendar. O uso de máscaras dentro da exposição é obrigatório. 

Leia também