Congresso da ABRAJI oferece descontos para profissionais de mídia e estudantes

Redação Portal IMPRENSA | 18/06/2014 13:30
Previsto para os dias 24 a 26 de julho, o 9º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji está em fase final de inscrições. Os profissionais de mídia e estudantes da área que estiverem interessados, no entanto, poderão marcar presença no evento com preços promocionais até o dia 23 de junho. 

Organizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, o encontro reúne grandes nomes da profissão para debater os assuntos da atualidade que envolvem o segmento. Entre os pontos a serem discutidos, destaque para a popularização das plataformas digitais, tema que contará com a apresentação de cases de sucesso. 

Crédito:Divulgação
Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo convidará profissionais do Brasil e exterior para participarem de Congresso
No primeiro dia do Congresso, o jornalista da rádio pública americana NPR, Brian Boyer, discute a importância de produções e aplicativos para smartphones e tablets no jornalismo e ministra uma oficina a respeito do processo de criação desses produtos. Seu colega de emissora, Joshua Davis, discursa no dia seguinte, compartilhando os bastidores da investigação multimídia "Planet Money T-Shirt", em que os repórteres rastrearam o processo de produção de uma camiseta de algodão.

Para finalizar o assunto, Aron Pilhofer debate sobre as perspectivas da área que investe cada vez mais no mundo digital. Referência no assunto, o repórter foi contratado para assumir o cargo de editor-executivo de meios digitais do jornal britânico The Guardian, depois de uma passagem positiva no americano The New York Times. Para mediar à palestra foram escalados Pedro Doria, de O Globo e José Roberto de Toledo, do Estado de S. Paulo

Os painéis temáticos são o grande diferencial do evento, que também falará da cobertura política em ano de eleições no Brasil. Entre os jornalistas convidados para falar sobre o tema, estão confirmados Bob Fernandes, do Terra, Fernando Rodrigues, da Folha de S.Paulo, Roseann Kennedy, da Globonews, Silvia Faria, de O Globo, Ricardo Balthazar e Rodrigo Flores, do UOL, entre outros. 

Além dos espaços especializados, o Congresso também oferece treze oficinas com técnicas jornalísticas, sendo que a maioria delas será com atividades práticas em computadores à disposição dos participantes. Veja aqui a lista completa de palestras e cursos. 

Nesta edição, a Abraji pretende fazer uma homenagem aos jornalistas Elio Gaspari, colunista da Folha de S.Paulo e de O Globo, e Santiago Andrade, cinegrafista da Band vítima da violência durante um protesto no Rio de Janeiro neste ano. As inscrições para o evento podem ser feitas no site com preços promocionais até o dia 23 de junho. 

Serviço
9º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Data: de 24 a 26 de julho de 2014.
Local: Universidade Anhembi Morumbi - Rua Casa do Ator, 275 – Vila Olímpia – São Paulo / SP.