Tabloide inglês: Chefe de polícia renuncia ao cargo; ex-editora é presa

o comissário-chefe da Scotland Yard, Paul Stephenson, afastou-se do cargo

Atualizado em 18/07/2011 às 09:07, por Redação Portal IMPRENSA.

Após a renúncia da executiva Rebekah Brooks, ex-editora do News of the World no período em que os grampos ilegais foram realizados, , no último domingo (17), informa O Estado de S. Paulo.
Stephenson foi associado à Neil Wallis, ex-diretor adjunto do tabloide, contratado como consultor de relações públicas da polícia metropolitana. O comissário chefe caiu, após a revelação de ter se encontrado inúmeras com dirigentes do jornal entre 2006 e 2010. "Tomei essa decisão por causa das especulações sobre as ligações entre a polícia metropolitana e a News International, em particular com Neil Wallis", disse o ex-chefe da polícia, durante uma entrevista coletiva.
Além disso, ele é acusado de ter facilitado a contratação de Wallis para o cargo de RP. Stephenson nega seu envolvimento. "Ouvi críticas de que nós deveríamos ter suspeitado do suposto envolvimento nas escutas telefônicas. Eu não tinha razão alguma para fazê-lo", explicou.
A Scotland Yard é acusada de supostamente ter aceitado propina para o repasse de informações ao tabloide e também de "afrouxar" as investigações referentes às escutas telefônicas.
A renúncia de Stephenson veio logo após a prisão de Rebekah Brooks, diretora-executiva da News International. Ela foi detida, no último domingo (17), após ser convocada para interrogatório na polícia metropolitana, mas foi liberada depois de pagar fiança. Brooks renunciou ao cargo na última sexta-feira (15), após ter seu nome envolvido nos escândalos das interceptações telefônicas feitas a celebridades, políticos e vítimas de atentados.
Leia Mais