Sindicato e Fenaj repudiam abertura de inquérito contra repórter no DF
Processo foi aberto por um delegado da Polícia Civil após postagens sobre a saúde do governador Ibaneis Rocha no Twitter
Atualizado em 03/08/2021 às 11:08, por
Redação Portal IMPRENSA.
O Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) emitiram nota repudiando a abertura de uma investigação por difamação contra o repórter Renato Souza, do Correio Braziliense, por parte do governador Ibaneis Rocha.
O processo foi aberto por Giancarlos Zuliani, delegado de crimes cibernéticos da Polícia Civil, após o jornalista fazer postagens em seu Twitter sobre questões de saúde do governador. Crédito:Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Governador Ibaneis Rocha processou jornalista do Correio Braziliense "É inadmissível que na capital do país, um governador utilize a máquina pública para constranger e intimidar jornalistas. Não aceitaremos mais essa medida autoritária de Ibaneis, que se transformou em "escada" de Bolsonaro para atacar a democracia brasileira.", diz o posicionamento.
Pelo Twitter, Renato Souza também comentou o caso. "Equanto a população do DF sofre com atraso de vacinas e com a má gestão da pandemia, o governador Ibaneis Rocha prefere usar seu tempo para pedir investigação sobre as matérias e tweets que eu publico. Acabo de ser informado sobre o fato que corre na Polícia Civil do DF", escreveu.
"Destaco que este fato e nenhum outro advindo de qualquer autoridade local ou federal vai reduzir ou limitar meu trabalho em prol do interesse público, da verdade e da democracia. Já estou tomando as medidas legais. Obrigado a todos que me acompanham", completou ele, que agradeceu às entidades.
O SJPDF e a Fenaj prometeram acionar o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Comissões e Conselho de Direitos HUmanos para acompanhar o caso de perto.
O processo foi aberto por Giancarlos Zuliani, delegado de crimes cibernéticos da Polícia Civil, após o jornalista fazer postagens em seu Twitter sobre questões de saúde do governador. Crédito:Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Governador Ibaneis Rocha processou jornalista do Correio Braziliense "É inadmissível que na capital do país, um governador utilize a máquina pública para constranger e intimidar jornalistas. Não aceitaremos mais essa medida autoritária de Ibaneis, que se transformou em "escada" de Bolsonaro para atacar a democracia brasileira.", diz o posicionamento. Pelo Twitter, Renato Souza também comentou o caso. "Equanto a população do DF sofre com atraso de vacinas e com a má gestão da pandemia, o governador Ibaneis Rocha prefere usar seu tempo para pedir investigação sobre as matérias e tweets que eu publico. Acabo de ser informado sobre o fato que corre na Polícia Civil do DF", escreveu.
"Destaco que este fato e nenhum outro advindo de qualquer autoridade local ou federal vai reduzir ou limitar meu trabalho em prol do interesse público, da verdade e da democracia. Já estou tomando as medidas legais. Obrigado a todos que me acompanham", completou ele, que agradeceu às entidades.
O SJPDF e a Fenaj prometeram acionar o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Comissões e Conselho de Direitos HUmanos para acompanhar o caso de perto.





