Sarkozy ameaça processar editora que lançou "manual de vodu" usando sua imagem

Sarkozy ameaça processar editora que lançou "manual de vodu" usando sua imagem

Atualizado em 21/10/2008 às 14:10, por Redação Portal IMPRENSA.

A editora K&B pode ser alvo de processo do presidente da França, Nicolas Sarkozy, por ter publicado, neste mês, um "manual de vodu" acompanhado por um boneco do dirigente. O advogado de Sarkozy afirmou, em entrevista à agência Reuters, que a ação será movida caso o material não seja retirado de circulação.

O boneco tem impressas no corpo algumas frases conhecidas de Sarkozy, como "saia daqui, seu patético" - dita para um manifestante que se recusou a apertar sua mão em um evento no ano passado. Os leitores do manual são encorajados a espetar os alfinetes que são incluídos no pacote sobre as frases. Com uma tiragem de 20 mil cópias do produto, a editora não se pronunciou a respeito.

"Nicolas Sarkozy me instruiu a lembrar de que, não importa seu status ou sua fama, ele tem direitos absolutos e exclusivos sobre sua imagem", escreveu Thierry Herzog à editora, em uma carta publicada no jornal Le Monde . Nas últimas eleições francesas, a K&B foi responsável por lançar, também, uma boneca de Segolene Royal, rival de Sarkozy na época. O advogado dela disse que também está considerando um processo.

De acordo com a crença do vodu - originário da África -, os seguidores devem espetar alfinetes em bonecos que representam seus inimigos para amaldiçoá-los à distância. No entanto, especialistas na religião dizem que o costume não é bem compreendido e, por isso, foi deturpado por quem não a pratica.

Leia mais

-
-
-