Redação da agência Efe é invadida por manifestantes em Roma

Nesta quinta-feira (7/11), um grupo de cerca de 15 pessoas teria invadido a sede da agência de notícias Efe em Roma. O veículo informou que seus jornalistas foram coagidos e insultados durante a ação.

Atualizado em 07/11/2013 às 14:11, por Redação Portal IMPRENSA.


Crédito:Divulgação Manifestantes entregaram comunicado para os jornalistas
"Os radicais, todos de nacionalidade italiana, entregaram um comunicado à Efe e exigiram que o texto fosse divulgado em um prazo de 48 horas", relatou a agência. O grupo ameaçou voltar à redação caso o pedido não fosse atendido.
Os militantes teriam arrancado vários telefones, depredado um quadro dos Príncipes da Espanha, coagido e empurrado os redatores. Além disso, tentaram pendurar uma bandeira a favor dos presos bascos — os jornalistas não permitiram.
O comunicado entregue pelos radicais faz referência ao caso do suposto ativista da ETA Lander Fernández Arrinda que foi detido em Roma, em julho de 2012, e extraditado em janeiro de 2013. O texto diz que a ação tem como alvo a agência de notícias espanhola, acusada de "criminalizar a luta pela autonomia dos militantes bascos".