Quem diz não hoje ganha amanhã
Quem diz não hoje ganha amanhã
Atualizado em 10/05/2010 às 12:05, por
Lucia Faria.
Ouvi uma entrevista deliciosa com Toquinho, músico, torcedor roxo do Corinthians e, ainda assim, uma pessoa bastante sensata (calma, é brincadeira). Foi em programa também delicioso, o Caminhos Alternativos, transmitido aos sábados de manhã na rádio CBN. Dá vontade de comentar aqui toda a entrevista concedida à jornalista Petria Chaves, mas tem um ponto em particular que gostaria de ressaltar. Toquinho fala da necessidade em dizer "não". Para ele, o "não" é fundamental em qualquer carreira e em qualquer relacionamento. Em sua opinião, excluir o que não faz bem a nossa vida profissional e pessoal é um desafio cotidiano. Ele sabe que com o tempo fica mais fácil dizer essa palavrinha mágica, decisão que no começo da trajetória profissional é bem mais complicada.
Fiquei martelando isso na cabeça nos últimos dias. Toquinho está certíssimo. Claro que a tendência é ganharmos experiência e segurança para perceber as enrascadas e não nos deixar levar por propostas indecentes. No entanto, tenho observado muita gente dando espaço a situações aviltantes e nem sempre por maldade - mas por ingenuidade mesmo.
É complicado discernir os melhores caminhos. Frequentemente, damos espaço a pensamentos como "plantar hoje para colher amanhã". E nos arrependemos mais tarde ao perceber que fomos usados em joguetes e armações.
Aceitamos uma negociação desfavorável para evitar que se feche uma porta importante; aceitamos uma proposta pouco agradável de um colega apenas para não lhe magoar; passamos por cima de algumas falhas de funcionários para não criar atritos com a equipe e assim vai. Depois nos arrependemos, nos sentimos tolos e a situação é irreversível.
Dizer não representa ter uma postura firme perante a vida. Diante de você mesmo. Quando nos enxergamos no espelho temos de ver a imagem de uma pessoa coerente com seus princípios. De nada adianta o discurso sem a prática. E agora mesmo, enquanto escrevo este artigo, percebo quantos "sim" já disse e pelos quais pago preço elevado até hoje. Já disse sim para propostas ruins financeiramente só porque precisava "investir" naquele cliente ou no seu segmento de atuação. Depois percebi que prejudicava, com essa postura, não somente ao meu negócio, mas ao mercado como um todo. Temos de dizer não a todos aqueles que pensam somente no seu próprio enriquecimento, em detrimento do futuro alheio. Nosso trabalho gera valor imenso na construção de marcas e deve ser plenamente reconhecido. Quanto mais nos posicionarmos dessa forma, e dissermos não às propostas indecentes, mais contribuiremos para o desenvolvimento do nosso setor.

Fiquei martelando isso na cabeça nos últimos dias. Toquinho está certíssimo. Claro que a tendência é ganharmos experiência e segurança para perceber as enrascadas e não nos deixar levar por propostas indecentes. No entanto, tenho observado muita gente dando espaço a situações aviltantes e nem sempre por maldade - mas por ingenuidade mesmo.
É complicado discernir os melhores caminhos. Frequentemente, damos espaço a pensamentos como "plantar hoje para colher amanhã". E nos arrependemos mais tarde ao perceber que fomos usados em joguetes e armações.
Aceitamos uma negociação desfavorável para evitar que se feche uma porta importante; aceitamos uma proposta pouco agradável de um colega apenas para não lhe magoar; passamos por cima de algumas falhas de funcionários para não criar atritos com a equipe e assim vai. Depois nos arrependemos, nos sentimos tolos e a situação é irreversível.
Dizer não representa ter uma postura firme perante a vida. Diante de você mesmo. Quando nos enxergamos no espelho temos de ver a imagem de uma pessoa coerente com seus princípios. De nada adianta o discurso sem a prática. E agora mesmo, enquanto escrevo este artigo, percebo quantos "sim" já disse e pelos quais pago preço elevado até hoje. Já disse sim para propostas ruins financeiramente só porque precisava "investir" naquele cliente ou no seu segmento de atuação. Depois percebi que prejudicava, com essa postura, não somente ao meu negócio, mas ao mercado como um todo. Temos de dizer não a todos aqueles que pensam somente no seu próprio enriquecimento, em detrimento do futuro alheio. Nosso trabalho gera valor imenso na construção de marcas e deve ser plenamente reconhecido. Quanto mais nos posicionarmos dessa forma, e dissermos não às propostas indecentes, mais contribuiremos para o desenvolvimento do nosso setor.






