Primeiro-ministro de Portugal é condenado a pagar 10 mil euros a jornalista
Primeiro-ministro de Portugal é condenado a pagar 10 mil euros a jornalista
O primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, foi condenado pelo Tribunal da Relação de Lisboa a pagar uma indenização de 10 mil euros ao jornalista do jornal Público , José António Cerejo, por danos não-patrimoniais.
Em 2001, o Público publicou uma carta escrita por Sócrates - na época Ministro do Meio Ambiente - na qual acusava o jornalista de ser "leviano e incompetente", de "padecer de delírio e de servir propósitos estranhos ao jornalismo".
Conforme explica a edição online do Público , Cerejo entrou com uma ação contra o primeiro-ministro, pedindo o pagamento de uma indenização de 25 mil euros, por entender que a carta manchou, perante a opinião pública e a classe política, o seu nome.
O tribunal considerou que a carta criou um "ambiente de dúvida que afeta a credibilidade do jornalista", em especial junto a Administração Pública, o que dificultou ao profissional o acesso às fontes. Por isso, Socrátes foi condenado a pagar 10 mil euros a Cerejo.
As informações são do Jornal Digital
Leia mais






