Sábado, 17 de outubro de 2026 ■ MPJ · Mais Pelo Jornalismo

Policial afegão acusado de matar fotógrafa da AP é condenado à morte

Anja Niedringhaus foi morta na província de Khost, localizada no leste do Afeganistão

Na última quarta-feira (23/7), um tribunal de Cabul informou que o policial afegão acusado de matar a fotógrafa da agência de notícias Associeted Press (AP) Anja Niedringhaus e ferido a correspondente Kathy Gannon foi condenado à morte.
Crédito:Reprodução Acusado de matar a fotojornalista Anja Niedringhaus foi condenado no Afeganistão
De acordo com a agência de notícias, esta foi a primeira audiência do caso e, conforme a lei afegã, a sentença está sujeita a outras etapas de avaliação. A decisão foi dada por seis juízes do Tribunal.
O criminoso é o ex-comandante da unidade policial afegão Naqibullah. Ele já havia sido condenado a quatro anos de prisão por atirar em Kathy no ataque ocorrido na província de Khost, localizada no leste do Afeganistão.
O ex-comandante alegou que ele "não era uma pessoa normal." No entanto, os juízes não consideraram a afirmação depois de ele ter fornecido nome, idade e data de nascimento correta. Ele poderá recorrer no prazo de 15 dias para uma segunda corte, e, em último caso, a Suprema Corte do país.
As jornalistas produziam uma reportagem sobre o transporte do material eleitoral para as eleições presidenciais no Afeganistão quando o policial atirou aos gritos de "Alá Akbar" (Deus é grande, em tradução livre), segundo relataram testemunhas.
Anja começou a trabalhar como fotógrafa freelancer aos 16 anos e era conhecida por sua atuação como correspondente de guerra. Ela foi a primeira repórter fotográfica da Alemanha a ganhar o Prémio Pulitzer.

Leia também