Piratas virtuais prometem falso vídeo de Geisy para roubar dados de internautas

Piratas virtuais prometem falso vídeo de Geisy para roubar dados de internautas

Atualizado em 18/11/2009 às 13:11, por Redação Portal IMPRENSA.

O episódio que deu notoriedade à estudante Geisy Villa Nova Arruda é utilizado por piratas virtuais para infectar computadores para roubar informações sigilosas.

Um e-mail promete a compilação de todos os vídeos de quando a estudante foi rechaçada por colegas de campus ao ir a aula com um microvestido. "Galera, esse é o vídeo compilado de toda a ação da menina ao sair da Uniban!", promete a mensagem.

No momento em que o usuário clica no link indicado, não há qualquer indicação de atividade suspeita, mas é iniciado o download de "malwares" que roubam dados sigilosos. Ao descompactar o pacote com os supostos vídeos, o internauta tem seu computador invadido por um cavalo de tróia.

De acordo com informações da Folha Online, os dados capturados são remetidos aos piratas virtuais assim que o usuário navega por uma página que requisite informações sigilosas.

Inicialmente, os cavalos de tróia não eram considerados como vírus, uma vez que não se disseminavam, apenas roubavam dados. No entanto, algumas empresas especializadas em segurança classificam o ataque como "viral", posto que, alguns baixam arquivos capazes de se reproduzir no PC ou se espalhar via e-mail.

Leia mais