"Piauí" e GloboNews anunciam festival que propõe debate sobre o novo jornalismo

A revista Piauí e o canal GloboNews anunciaram nesta quarta-feira (10/8) a realização do "2° Festival Piauí GloboNews de Jornalismo", que acontece entre os dias 10 e 11 de outubro e promove o acerca das atualidades dentro do jornalismo, além de destacar os grandes repórteres e as grandes reportagens dos últimos anos.

Atualizado em 12/08/2015 às 17:08, por Redação Portal IMPRENSA.

canal GloboNews anunciaram nesta quarta-feira (10/8) a realização do "2° Festival Piauí GloboNews de Jornalismo", que acontece entre os dias 10 e 11 de outubro e promove o acerca das atualidades dentro do jornalismo, além de destacar os grandes repórteres e as grandes reportagens dos últimos anos.
Crédito:divulgação Objetivo do evento é promover a reflexão sobre o futuro do jornalismo mundial De acordo com o G1, a ideia do festival, que vai ser realizado no auditório do colégio Dante Alighieri, em São Paulo, é promover a reflexão sobre o futuro do jornalismo mundial. Temas como a convergência de mídias e o jornalismo digital, por exemplo, serão tratados com destaque durante o evento.

Além dos novos campos dentro do jornalismo, o festival vai reunir as grandes reportagens feitas nos últimos anos, como o caso Wikileaks, as coberturas do furacão Katrina, o surto da Ebola, as guerras do Iraque e do Vietnã, entre outros trabalhos reconhecidos.

Até o momento, estão confirmados para o debate os jornalistas Seymour Hersh ( The New Yorker ), Jorge Lanata (Grupo Clarín), Sheri Fink ( The New York Times ), Nick Davies ( The Guardian ) e Anabel Hernández (Radio Ambulante).

"A competência da Piauí é a reportagem escrita; a da GloboNews, o jornalismo audiovisual. Ora, as discussões atuais sobre o jornalismo afirmam que o tempo dos especialistas está ficando para trás. No cenário que se esboça, dizem, quem filma terá de saber escrever e quem escreve terá de saber incorporar imagens e áudio às reportagens. Em outras palavras, sugere-se que a tal convergência dos meios é inevitável", diz João Moreira Salles, editor da Piauí .