PcdoB chama de "mentirosa" cobertura da mídia no caso dos atletas cubanos
PcdoB chama de "mentirosa" cobertura da mídia no caso dos atletas cubanos
Depois de o PT iniciar sua "ofensiva" contra da mídia, foi a vez do Partido Comunista do Brasil (PcdoB) condenar a postura dos meios de comunicação. Desta vez, a crítica é sobre a cobertura da imprensa no caso do repatriamento dos dois boxeadores cubanos que participaram dos jogos Pan-americanos.
Na última sexta-feira (10/08), o secretário de relações internacionais do PcdoB, José Reinaldo, em entrevista à Rádio Vermelho, iniciou a crítica. Nesta segunda-feira (13), após encontro na sede nacional do partido, o Secretariado Nacional do PcdoB emitiu nota sobre o assunto.
No texto em questão, publicado no site da legenda, o PcdoB considera que a cobertura da "mídia conservadora" é uma "avalanche de mentiras" produzida com o objetivo de "instrumentalizar uma campanha política conta o governo Lula e estigmatizar as boas relações existentes entre o Brasil e Cuba."
O texto disse, ainda, que "nada justifica as insinuações e acusações" que a mídia está difundindo a respeito do episódio.
Leia abaixo a íntegra da nota publicada pelo Secretariado Nacional do PcdoB:
" Avalanche de mentiras
A mídia conservadora, incluindo comentaristas esportivos com visão neoliberal e mercantilista sobre a prática desportiva e representantes da direita na Câmara e no Senado estão fazendo ensurdecedora campanha em torno do episódio envolvendo os dois atletas cubanos que, tendo desertado da vitoriosa delegação vice-campeã dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, foram detidos por autoridades policiais brasileiras e em seguida repatriados para Cuba.
Produziu-se uma verdadeira avalanche de mentiras sobre o assunto, a mais grosseira das quais é a comparação com a entrega da militante comunista Olga Benário Prestes pelo governo autoritário da época às forças repressivas da Alemanha nazista.
Difunde-se que há algo "nebuloso" e "estranho", "anormal" e "irregular" no procedimento das autoridades brasileiras. Nada justifica as insinuações ou acusações. As autoridades policiais brasileiras, subordinadas ao Ministério da Justiça, foram informadas pelos dois atletas que os mesmos desejavam retornar ao seu país. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção do Rio de Janeiro e o representante do Ministério Público nesse Estado deram testemunho público disso. Em entrevista a veículo da imprensa cubana, os atletas fizeram declarações nesse mesmo sentido. Em nenhum momento os atletas declararam-se refugiados políticos nem pediram asilo. Não cabia, pois, outra atitude a tomar senão repatriá-los.
As mentiras visam a instrumentalizar uma campanha política contra o governo Lula e estigmatizar as boas relações existentes entre o Brasil e Cuba.
O episódio está sendo explorado também para atacar, com posições de direita, obscurantistas e retrógradas, a sociedade socialista cubana, seu governo, suas instituições, sua ideologia e seu líder, o comandante Fidel Castro. Cuba está de pé, resiste e avança, entre outras razões porque seu povo está imbuído de idéias e valores progressistas São as idéias e os valores da solidariedade, da inteligência coletiva, do esforço nacional, da mobilização social, incompatíveis com a mentalidade pragmática, individualista, mercantilista e cosmopolita próprios da sociedade capitalista senil. O aliciamento de atletas , assim como o roubo de cérebros, são práticas condenáveis incompatíveis com o socialismo e a missão educativa do esporte.
O Partido Comunista do Brasil respalda os procedimentos adotados pelo Ministério da Justiça brasileiro ao repatriar os atletas cubanos e reitera a solidariedade com a Revolução cubana, que tem entre as suas grandes realizações a preparação de atletas de excelência nas mais variadas modalidades desportivas.
São Paulo, 13 de agosto de 2007.
O Secretariado do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil"
Para acessar o site do PCdoB, .






