Mídia Exterior: Setor ainda sofre com a Lei Cidade Limpa

Mídia Exterior: Setor ainda sofre com a Lei Cidade Limpa

Atualizado em 12/06/2007 às 13:06, por Cristiane Prizibisczki/ Redação Portal Imprensa.

Mídia Exterior: Setor ainda sofre com a Lei Cidade Limpa Por No dia 1º de janeiro deste ano, o setor de mídia exterior de São Paulo sofreu um grande abalo com a execução da lei Cidade Limpa, que proíbe todo tipo de publicidade externa, como outdoors, painéis em fachadas de prédios, backlights e frontlights. Seis meses depois, empresários do setor ainda não encontraram alternativas para o problema.

Dono de três grandes empresas do segmento e diretor da seccional de São Paulo da central de Outdoors, Luiz Roberto Valente é pessimista em relação à situação. No período, Valente desativou uma de suas empresas, a Exibição, e está operando apenas com uma pequena porcentagem do potencial da Colagem Propaganda, que atua, agora, em cidades da Grande São Paulo. "De setembro para cá, tive de demitir 90 pessoas", diz.

A terceira empresa de Valente, a Lidergraf, continua atuando com mídia indoor , uma alternativa encontrada para a crise, porém, segundo o empresário, o faturamento caiu em 40%. "Esta foi uma experiência ruim para o setor e ainda estamos estudando novos nichos e alternativas de mercado. Porém, temos de esperar, pois nenhuma outra mídia foi criada. Isso é uma coisa que leva tempo"

Cerca de 50 liminares contra a lei ainda correm na justiça, mas, como o setor é frágil, de acordo com Valente, não existe nada concreto a ser feito e muitas perdem a causa. "Das 300 empresas existentes em São Paulo, apenas 55 são ligadas ao sindicato, o que enfraquece o setor."

O segmento de mídia exterior em São Paulo gerava cerca de R$ 260 milhões por ano, antes da Lei Cidade Limpa entrar em vigor.