FENAJ: Jornalistas e radialistas discutem conflitos das profissões amanhã em São Paulo

FENAJ: Jornalistas e radialistas discutem conflitos das profissões amanhã em São Paulo

Atualizado em 13/09/2006 às 16:09, por Fonte - Federação Nacional dos Jornalistas.

FENAJ: Jornalistas e radialistas discutem conflitos das profissões amanhã em São Paulo A regulamentação profissional dos jornalistas volta à pauta de debates nesta quinta-feira (14/9). Representantes da FENAJ e da Fitert se reunirão em São Paulo, com mediação da Secretaria de Organização da CUT, para discutir as áreas de sombreamento entre as profissões de Jornalista e Radialista. O debate é preparatório às reuniões do Grupo de Trabalho criado pelo Ministério do Trabalho sobre o tema. A questão foi discutida em reunião ampliada da Executiva da FENAJ, realizada dia 7 de setembro.

O conflito de enquadramento das funções de jornalistas e radialistas ocorre nas empresas de radiodifusão. Entre as funções que geram maiores problemas estão as de locutor entrevistador (repórter), produtor executivo (produtor jornalístico), operador de câmara portátil externa (repórter cinematográfico) e locutor comentarista esportivo (comentarista).

A reunião ampliada da Executiva da FENAJ contou com a participação de representantes de 14 Sindicatos. Foi deliberado iniciar um processo de revisão do texto da regulamentação aprovado no Senado e formatar uma nova proposta que deverá ser submetida à deliberação do Conselho de Representantes da Federação.

O Grupo de Trabalho foi proposto pelo Ministério do Trabalho e Emprego após o veto do governo ao Projeto de Lei Complementar 079/04, que havia sido aprovado na Câmara dos Deputados e Senado. O documento a ser analisado pelo Conselho de Representantes da FENAJ será encaminhado também à CUT e à Fitert.

Para o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade, a superação do conflito entre as duas categorias é fundamental para que os jornalistas avancem em sua regulamentação profissional. “Avaliamos que para elaboração deste documento é importante, inclusive resolvendo decisões de congressos das duas categorias, buscar um consenso prévio sobre áreas de sobreamento das duas regulamentações profissionais”, destacou.