ABI: Deputado Gustavo Fruet visita ABI e fala de campanha

ABI: Deputado Gustavo Fruet visita ABI e fala de campanha

Atualizado em 29/01/2007 às 14:01, por Fonte: ABI (Associação Brasileira de Imprensa)..

ABI: Deputado Gustavo Fruet visita ABI e fala de campanha

O Deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) - candidato da chamada terceira via à Presidência da Câmara - em visita nesta sexta-feira, dia 26, à sede da Associação Brasileira de Imprensa disse que já na segunda-feira cada parlamentar vai receber cópia da carta compromisso que ele entregou na quinta à Presidência da Casa Legislativa, em Brasília:

- A carta está elencando a razão da candidatura, que é justamente mostrar essas controvérsias, provocar o diálogo e o debate, acabar com a discussão sobre quem é mais leal ao Governo e vai dar aumento de 90%, e estabelecer 12 itens que são importantes na relação do Congresso e da Câmara com a sociedade, questões internas e estruturantes para o País.

Entre as questões defendidas pelo Deputado estão o voto aberto, a restrição à edição de medidas provisórias, a revisão da forma de elaboração e discussão do orçamento e o debate das reformas tributária e política.

Gustavo Fruet chegou acompanhado pelo Vice-Prefeito do Rio, Deputado federal Otávio Leite, e Paulo Renato de Souza (Deputado federal e ex-Ministro da Educação do Governo FHC), ambos do PSDB, e disse que sua proposta como candidato à Presidência da Câmara é promover o reencontro da instituição com a sociedade. Daí a razão de visitar a ABI, bem como a CNBB e a OAB.

Diretoria da ABI ouve Aspásia Camargo

O Deputado fez questão de frisar que seu gesto não era para pedir apoio ou voto, pois acha que se deve respeitar a relação político-institucional. Sua visita, explicou, é uma sinalização de que mais do que nunca a Câmara tem que radicalizar seu contato com a população:
- A Câmara se afastou muito da sociedade, com os escândalos, julgamentos e algumas investigações não terminadas que culminaram com a tentativa de aumento no final do ano. Essa é a contradição dos acordos políticos, do que representa cada candidatura que nós quisemos hoje trazer à ABI.

A Vereadora Aspásia Carmargo (PV), que acompanhou a visita de Fruet defendeu a reforma política proposta pelo Deputado:
- Acho que a reforma política, como se vem discutindo, é muito ampla e talvez falte a ela um pouco de objetividade. A primeira reforma que deve ocorrer é intraparlamentar, porque são problemas que envolvem regimento interno, práticas e a cultura política da Casa. É nisso que eu vejo a presença do Fruet já muito ativa e importante. Fatores como a tirania das medidas provisórias, votos de liderança e a forma de negociar as emendas parlamentares são graves e, na verdade, funcionam como mecanismos que degeneram em corrupção. São atos que não permitem ao Congresso cumprir seu verdadeiro papel.

Diálogo

Gustavo Fruet foi recebido por membros da Diretoria da ABI, entre os quais figuravam o Presidente da Casa, Maurício Azêdo; a Diretora de Jornalismo, Joseti Marques; o Diretor Financeiro, Domingos Meirelles; o Diretor de Assistência Social, Paulo Jerônimo; o Diretor Cultural, Jesus Chediak; e o Conselheiro Francisco de Paula Freitas.

Durante o encontro, Fruet ouviu de Maurício Azêdo que a ABI defende a reforma política, que deverá estabelecer fidelidade partidária, os critérios de financiamento de campanha e a contenção do uso da máquina pública para campanhas eleitorais, "uma distorção do regime democrático e da democracia no País".

Barbosa Lima

Para destacar a sua relação com a ABI, Gustavo Fruet lembrou uma passagem do período em que fazia mestrado e doutorado em Direito de Informação:
- Minha dissertação foi sobre a lei de imprensa e, um belo dia, eu queria falar com o Barbosa Lima Sobrinho. Era 1988 e eu achei que, como estudante, seria muita pretensão de minha parte falar com o Presidente da ABI. Resolvi mandar uma carta. E olha o que é o destino: quem me respondeu foi o Maurício Azêdo, que me mandou um livro do Barbosa Lima. Na minha carta havia algumas perguntas que continham cacoetes de estudante, mas ele a respondeu e eu a guardo até hoje. Então, para mim, já está sendo uma vitória na campanha estar hoje aqui na ABI.