O Universo de Fellini em cartaz na Galeria da Paulista

O Universo de Fellini em cartaz na Galeria da Paulista

Atualizado em 13/09/2005 às 09:09, por Fonte: Maxpress.

"Circo-cinema". Era assim que o cineasta italiano Frederico Fellini costumava chamar carinhosamente o universo cinematográfico. Sua obra e sua história são temas da exposição "Circo Fellini", que o Conjunto Cultural da Caixa promoverá, a partir de 17 de setembro, em sua Galeria da Paulista (Av. Paulista, 2083, no Conjunto Nacional). A entrada é franca.

Com curadoria do diretor teatral e dramaturgo Antonio Cava, a mostra é um presente, não só aos fãs de Fellini, mas a todos os amantes da arte cinematográfica. São 36 reproduções de seus desenhos, tamanho 40x40, pertencentes à Fundação Fellini de Rimini, na Itália, 30 reproduções de fotografias de Tazio Secchiarolli, que mostram os bastidores das filmagens do filme "8 ½", 30 fotografias originais do acervo do Istituto Italiano di Cultura, do Rio de Janeiro, com imagens de atores, diretores, amigos e colaboradores de Fellini, divulgadas pela imprensa italiana e recebidas pela instituição ao longo de 50 anos, e 23 cartazes de todos os filmes do cineasta.

A mostra traz ainda vitrines onde serão exibidas fotografias originais de Giulietta Masina e Nino Rota, além de primeiras edições de roteiros, quadrinhos e curiosidades editoriais. Os visitantes poderão conferir também um vídeo com 20 minutos de duração com trechos de todos os filmes de Fellini e de todas as trilhas sonoras, editado por Samir Abujamra. O vídeo, inédito, foi produzido especialmente para a mostra do Conjunto Cultural da Caixa em São Paulo.

Criados pelo cenógrafo José Dias, os espaços cênicos da mostra remetem o espectador ao espírito circense da obra de Fellini, para quem "o cinema possuía a mesma força e coragem do circo, numa mistura de técnica, precisão e improvisação". Seis marionetes, produzidas na cidade de Tiradentes, Minas Gerais, compõem a cenografia. As marionetes são reproduções de personagens dos filmes de Fellini e foram produzidas por Bernardo Rohrmann e Renata Franca.

"Circo Fellini" permanecerá em cartaz de 17 de setembro a 30 de outubro, de segunda a sábado, de 10h às 21h, e aos domingos, de 12h às 21h. A entrada é franca. O Conjunto Cultural da Caixa, Galeria da Paulista, fica na Av. Paulista, 2083, no Conjunto Nacional. Mais informações sobre a mostra e visitas monitoradas podem ser obtidas pelo público através do telefone 3107-0498, pelo e-mail remaisp@caixa.gov.br ou no site www.caixa.gov.br

Serviço:
O quê: "Circo Fellini"
Quando: de 17 de setembro a 30 de outubro, de segunda a sábado, de 10h às 21h; aos domingos, de 12h às 21h
Onde: Conjunto Cultural da Caixa, Galeria da Paulista (av. Paulista, 2083)
Abertura: dia 16/09, às 19h30
Quanto: grátis

Realização: Conjunto Cultural da Caixa
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Colega jornalista: a abertura para imprensa e convidados será realizada dia 16/09, sexta-feira, às 19h30. Você está convidado.