MP denuncia grupo por crimes de injúria e racismo contra Maria Júlia Coutinho
Na última terça-feira (21/6), o Ministério Público (MP) de São Paulo denunciou quatro pessoas por crimes de injúria e racismo contra a jornalista , mais conhecida como Maju.
Atualizado em 22/06/2016 às 13:06, por
Redação Portal IMPRENSA.
Os denunciados negam ter cometido os delitos.
Crédito:Divulgação Denunciados por injúria e racismo contra a jornalista pode pegar penas de 7 a 20 anos de prisão
Segundo o "Jornal Nacional", o grupo foi denunciado pelos crimes de falsidade ideológica, racismo, injúria e corrupção de menores e formação de associação criminosa na internet. As penas variam de 7 a vinte anos de prisão.
A denúncia do Ministério Público (MP) detalha como os acusados planejaram e promoveram os ataques contra a jornalista em 3 de julho de 2015. Érico Monteiro dos Santos, Rogério Wagner Sales e Kaique Batista teriam agendado o dia e os horários. Também contaram com a ajuda do profissional de informática Luis Carlos de Araujo. O grupo ainda teria induzido outras pessoas a praticar os crimes.
Em dezembro do ano passado, a polícia apreendeu o computador de Kaique. Na ocasião, ele e Érico dos Santos negaram fazer parte dos ataques contra a jornalista. Durante o depoimento, porém, Santos revelou que promovia ofensas na internet. Além deles, quatro menores que confirmaram as ofensas são considerados coautores e vítimas de corrupção de menores.
A Promotoria da Infância e Juventude analisará a participação deles. O promotor responsável, Christiano Jorge Santos, avalia que além da perícia dos computadores e celulares, e do cruzamento de informações em redes sociais, o depoimento dos menores foi decisivo para incriminar os acusados.
Crédito:Divulgação Denunciados por injúria e racismo contra a jornalista pode pegar penas de 7 a 20 anos de prisão
Segundo o "Jornal Nacional", o grupo foi denunciado pelos crimes de falsidade ideológica, racismo, injúria e corrupção de menores e formação de associação criminosa na internet. As penas variam de 7 a vinte anos de prisão.
A denúncia do Ministério Público (MP) detalha como os acusados planejaram e promoveram os ataques contra a jornalista em 3 de julho de 2015. Érico Monteiro dos Santos, Rogério Wagner Sales e Kaique Batista teriam agendado o dia e os horários. Também contaram com a ajuda do profissional de informática Luis Carlos de Araujo. O grupo ainda teria induzido outras pessoas a praticar os crimes.
Em dezembro do ano passado, a polícia apreendeu o computador de Kaique. Na ocasião, ele e Érico dos Santos negaram fazer parte dos ataques contra a jornalista. Durante o depoimento, porém, Santos revelou que promovia ofensas na internet. Além deles, quatro menores que confirmaram as ofensas são considerados coautores e vítimas de corrupção de menores.
A Promotoria da Infância e Juventude analisará a participação deles. O promotor responsável, Christiano Jorge Santos, avalia que além da perícia dos computadores e celulares, e do cruzamento de informações em redes sociais, o depoimento dos menores foi decisivo para incriminar os acusados.





