Jornalistas de Moçambique são condenados por reportagem contra primeira-ministra
Jornalistas de Moçambique são condenados por reportagem contra primeira-ministra
Acusados de difamar a primeira-ministra de Moçambique, Luísa Diogo, os jornalistas Fernando Veloso, Luís Nchachote e Alvarito de Carvalho, respectivamente diretor, sub-editor e repórter do semanário Zambeze , foram condenados a seis meses de prisão, com pena convertida a multa diária de 30 meticais (0,83 euros) por pessoa.
O jornal publicou uma série de artigos questionando a nacionalidade da primeira-ministra moçambicana, casada com o advogado português Albano Silva. Segundo a publicação, com o casamento ela adquiriu imediatamente a nacionalidade portuguesa, ficando impedida de se eleger a cargos públicos em Moçambique.
No dia 5 de maio, os três foram processados pela reportagem "A primeira-ministra Luísa Diogo é moçambicana?". E, agora, o tribunal de Justiça do país decidiu condená-los, alegando que Silva já tinha nacionalidade moçambicana quando se casou com a primeira-ministra, o que invalidaria a acusação do jornal.
A imprensa do país se solidarizou com os jornalistas, e denunciou a ação contra o Zambeze , considerando tratar-se de "tentativas do governo de amordaçar e reprimir a imprensa", informou o site do Sindicato dos Jornalistas de Portugal.
Leia mais






