Jornalista Merval Pereira é premiado pela Universidade de Columbia, em Nova York

Jornalista Merval Pereira é premiado pela Universidade de Columbia, em Nova York

Atualizado em 15/10/2009 às 12:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Na última quarta-feira (14), o jornalista Merval Pereira, colunista do veículo O Globo e comentarista da Globo News e da rádio CBN, foi premiado pela Universidade de Columbia, de Nova York. A condecoração vencida por Pereira, denominada Maria Moors Cabot, tem por objetivo exaltar profissionais de imprensa que tenham influenciado no entendimento entre as Américas

Reprodução/Globo News
Merval Pereira
Na ocasião, o presidente da Universidade, Lee C. Bollinger, exaltou o trabalho do jornalista, profissional que, segundo ele, atuou em meio às adversidades da ditadura militar e ajudou a população brasileira a entender o significado da última eleição norte-americana, vencida pelo democrata Barck Obama.

"Um dos objetivos do prêmio é fortalecer a liberdade de imprensa e a imprensa como instrumento de democracia e, para a imprensa brasileira, é importante sempre que um brasileiro ganhe o prêmio", declarou Pereira.

Outros três jornalistas foram condecorados com o Maria Moors Cabot, considerado o mais antigo prêmio internacional de Jornalismo. Dos EUA, ganharam o correspondente do The New York Times (NYT), Anthony de Palma, além de Cristopher Hawley, do USA Today e The Arizona Republic . De Cuba, venceu Yoani Sánchez, autora da blog "Generación Y", que não pôde comparecer à cerimônia, por impedimento do governo da ilha. A informação é do site Globo.com.

Leia Mais

-

-