Jornalista inova em TCC ao escolher formato de quadrinhos em livro-reportagem
Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) desde 2013, Jean Monteiro escolheu fazer um livro-reportagem de jornalismo literário em quadrinhos no seu Trabalho de Conclusão de Curso.
“A ideia do TCC era abrir as mentes de outros estudantes do minha instituição para o Jornalismo em Quadrinhos, tanto como ferramenta jornalística quanto como possibilidade para a realização de TCC’s futuros. Então fizemos um livro-reportagem de jornalismo literário em quadrinhos discutindo a modalidade jornalística e as dificuldades envolvidas ao se utilizar essa mídia”, disse.
Monteiro credita a um docente parte da responsabilidade pela ideia do formato. “Durante boa parte do curso, tive um relacionamento próximo com um dos professores da instituição, o Dr. Allan Macedo de Novaes, que sugeriu a ideia de fazermos juntos um TCC diferente”, contou o jornalista.
A trajetória, porém, não foi das mais fáceis, justamente pela escolha de um trabalho pouco comum. “Acredito que a principal dificuldade foi a concepção e a produção de três trabalhos que vão se unir no final como uma única obra: a fundamentação teórica, a apuração e roteirização da reportagem e, por fim, a conceituação e produção artística. No meu caso isso foi ainda mais complicado, porque eu nunca havia criado uma história em quadrinhos, e não sabia desenhar. Com a ajuda do meu orientador, dezenas de noites em claro e um pouco de criatividade tipicamente brasileira, conseguimos contornar essas dificuldades, e entregar o trabalho antes do prazo”, afirmou.
Monteiro comentou os aprendizadosque conquistou com o trabalho: “A principal descoberta foi a da minha vocação para o jornalismo visual, habilidade que me proporciona muita satisfação e variadas possibilidades profissionais. Eu tinha uma concepção bastante conservadora sobre o jornalismo, como um universo de letras miúdas e fotos chocantes, mas a experiência de contar uma história através das hqs abriu os meus olhos para infinitas possibilidades profissionais e artísticas que só o jornalismo visual pode proporcionar”.
Crédito:Acervo pessoalO jornalista passa para os estudantes qual seria a cartilha dele para a realização de um bom trabalho. “Não tenha preguiça. No caso dos cursos da área de comunicação, o TCC deve ser a mais importante peça do seu portfólio, deve ser a sua apresentação para o mundo. Encare como se fosse a representação do que você espera alcançar como profissional e desenvolva um trabalho inovador, sempre que possível. Confie no seu orientador. Por fim, seja inteligente. Desenvolva as habilidades que você vai precisar para fazer o seu TCC durante o curso inteiro, e antes disso, se puder”, afirmou.
Saiba mais:






