Jornalista chinesa irá a julgamento por vazar segredos de Estado na mídia

Gao Yu, de 70 anos, será julgada na próxima sexta-feira (21/11). A jornalista já venceu um prêmio internacional de liberdade de imprensa.

Atualizado em 19/11/2014 às 16:11, por Redação Portal IMPRENSA.

Na última segunda-feira (17/11), a Justiça chinesa anunciou a data para o julgamento da jornalista Gao Yu, acusada de "vazar segredos de Estado" na mídia. A repórter de 70 anos será ouvida na próxima sexta-feira (21/11), em Pequim.
Crédito:Reprodução Jornalista é acusada de vazar informação do governo chinês na imprensa
Segundo o site Global Post, Gao foi presa em 24 de abril sob a acusação de "obter documentos confidenciais de forma ilegal", e de enviar uma cópia eletrônica desses arquivos para um site de outro país em junho de 2013. Os segredos de Estado, relacionados à ideologia do Partido Comunista na China e o controle estatal da propaganda na mídia, teriam sido publicados por uma revista norte-americana.
O advogado da jornalista, Mo Shaoping, pretende suspender o julgamento. Segundo ele, o depoimento de Gao confirmando as acusações foram obtidos ilegalmente, sob suposta "coação", e não seriam válidos no tribunal. "Ela foi vítima de forte pressão psicológica", argumentou.
Gao trabalha no serviço internacional de rádio do jornal alemão Deutsche Welle , além da rádio Free Asia e da revista Mirror Monthly . A jornalista já foi presa em outras duas ocasiões, em 1989 e em 1993. No primeiro caso, foi capturada durante um protesto pró-democracia em Pequim; no segundo, chegou a ser condenada a seis anos de prisão por revelar segredos do governo. Em 1999, recebeu o prêmio da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) por seu trabalho defendendo a liberdade de imprensa no mundo.