Jornalista carioca lança livro com análise da cobertura carioca no 11 de setembro

Jornalista carioca lança livro com análise da cobertura carioca no 11 de setembro

Atualizado em 06/09/2005 às 10:09, por Fonte: Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul.

Após quatro anos do atentado às torres gêmeas do World Trade Center, o Jornalista Alexandre Monteiro Barboza lança o livro "Imprensa histérica, informação prejudicada - Uma análise da cobertura carioca no 11 de setembro". Durante dois anos de pesquisas o autor focou o estudo nas edições extras publicadas por dois dos principais jornais brasileiros - O Globo e Jornal do Brasil. Com depoimentos inéditos de Jornalistas como Ricardo Boechat, Eliane Cantanhêde, Nilson Lage e Bernardo Ajzenberg, o livro, em formato de reportagem, levanta a questão de como a imprensa preferiu as informações oficiais e de agências de notícias, cuja campanha ideológica apontava o principal culpado, Osama bin Laden, e a suposta vítima - EUA, em vez de contextualizar e analisar os fatos, e não sua reprodução espetacularizada.

Será que a Imprensa se mostrou deficiente na cobertura do 11 de setembro, mais especificamente nas edições extras? Os jornais também não conseguiram responder uma das principais perguntas - como os terroristas conseguiram furar o bloqueio da segurança portando objetos como facas, canivetes, estiletes etc? Com base em artigos de intelectuais que criticaram a intenção da Imprensa em promover gritos de guerra, poderemos acompanhar o comportamento dos jornais, influenciados pela mídia americana, e como uma posição ideológica, em seus editoriais, foi favorável à retaliação dos supostos países envolvidos no atentado.

Qual é o papel do jornal diante dessa enxurrada de informações publicadas pela TV e Internet? Essas e outras histórias estão no livro "Imprensa histérica, informação prejudicada - Uma análise da cobertura carioca no 11 de setembro", com lançamento no dia 13 de setembro, às 19h, na Livraria Armazém Digital, rua General Severiano, 97 - Loja 108, Botafogo, Rio de Janeiro. Mais informações pelo alexamonteiro@uol.com.br.