Indústria pornográfica pede que Yahoo! e Google controlem conteúdo adulto na web

Indústria pornográfica pede que Yahoo! e Google controlem conteúdo adulto na web

Atualizado em 15/02/2008 às 18:02, por Redação Portal IMPRENSA.

Um dos mais conhecidos estúdios de filmes para adultos do mundo, o Vivid Entertainment, pediu que o Google e o Yahoo! reforçassem os cuidados para impedir que as crianças vejam conteúdo pornográfico na internet.

Steven Hirsch, co-fundador do estúdio, afirmou que reforçará o pedido em uma conferência durante a "Semana do Sexo", no próximo sábado (16), na Faculdade de Administração Yale. "Nenhuma das ferramentas de busca e portais, mais particularmente o Yahoo! e o Google, adotaram passos significativos nesta direção", declarou.

Além disso, o co-fundador afirmou que esta não é uma questão sobre direitos constitucionais, mas sim "para proteger as crianças".

No entanto, o Yahoo! e o Google garantem que se esforçam para evitar que pessoas menores de 18 anos acessem o conteúdo destinado aos adultos."Transformamos em uma prioridade da empresa a proteção das crianças que navegam pela internet com a criação de ferramentas para protegê-las e com o apoio a esforços para educar crianças, pais e comunidades sobre experiências virtuais seguras", informou o Yahoo!.

A polêmica gira em torno do compartilhamento, já que a indústria pornográfica está sofrendo com a concorrência de sites de vídeos como o Pornotube, que oferecem conteúdo gratuito.

Segundo Hirsch, o faturamento com a venda de DVDs já chegou a representar 80% do faturamento anual de US$ 100 milhões da Vivid. Entretanto, no ano passado esse índice caiu para 30%.

As informações são da Folha Online.