NYT acusa membro do governo britânico de favorecer Rupert Murdoch
NYT acusa membro do governo britânico de favorecer Rupert Murdoch
NYT acusa membro do governo britânico de favorecer Rupert Murdoch
| Divulgação | |
| Rupert Murdoch |
Uma reportagem do norte-americano The New York Times acusa um membro do governo britânico de aproximar Rupert Murdoch, magnata das comunicações, do primeiro-ministro David Cameron para conseguir apoio para o Partido Conservador. Em troca, o alto escalão britânico beneficiaria Murdoch no mercado de comunicação no Reino Unido.
Andy Coulson, atual chefe de comunicação do primeiro-ministro, teria aproximado Cameron de Murdoch durante as campanhas de maio. Subitamente, os jornais de Murdoch, que costumavam apoiar o Partido Trabalhista, passaram a defender os Conservadores.
De acordo com os trabalhistas, o apoio tinha como objetivo enfraquecer a Rede BBC, TV pública do Reino Unido e principal concorrente da Sky, que pertence ao próprio Murdoch. Coincidentemente, segundo informa o jornal O Estado de S.Paulo , o governo britânico passou a fazer ataques à BBC e a ameaça cortar seu financiamento.
O NYT afirma que, na intenção de atender aos interesses de Murdoch, Coulson teria acobertado ou incentivado atos ilegais. Sob suas ordens, a polícia britânica fez "corpo mole" ao averiguar acusações que envolviam o magnata.
Antes de fazer parte do governo, Coulson era diretor do tabloide dominical sensacionalista News of The World , de propriedade de Murdoch. O NYT , principal rival dos jornais de Murdoch, sobretudo do Wall Street Journal , chegou a enviar repórteres para o Reino Unido para investigar quebra de sigilo telefônico de políticos e celebridades à mando de Coulson, para produzir as manchetes que caracterizam o News of The World .
O escândalo envolvendo escutas telefônicas supostamente incentivadas por Coulson é antigo. Em 2005, foi descoberto que dois funcionários do News invadiram caixas postais de secretários da família real. Coulson era editor-chefe na época, afirmou que não sabia de nada e se demitiu.
No entendimento do NYT , Coulson não só sabia das invasões como incentivava a prática. Ainda segundo a publicação norte-americana, a polícia teria sido leniente na investigação, o que acabou por poupar Murdoch de processos milionários.
Leia mais






