Golpistas usam links falsos para roubar senhas no Twitter
Golpistas usam links falsos para roubar senhas no Twitter
Golpistas têm usado links fraudulentos no Twitter para roubar logins e senhas dos usuários do serviço de microblog. O objetivo do golpe é sugerir aos internautas logados na rede social a visita a sites de conteúdo adulto.
A informação foi divulgada pelo jornal norte-americano The New York Times , com base em informações de Rik Ferguson, especialista da empresa de segurança Trend Micro. Ele afirma que os golpistas parecem ter iniciado, na última quinta-feira (21), uma ação conhecida como phishing scam (baseado no envio de mensagens sugerindo que os internautas baixem arquivos ou visitem sites maliciosos). Na avaliação do especialista, a fraude já fez diversas vítimas.
| Reprodução |
| Página para a qual o internauta é direcionado |
Ferguson diz que os fraudadores criaram várias contas falsas no site, com a qual passaram a seguir muitos internautas. Os que clicavam nos links sugeridos que imitavam os postados por usuários do serviço, eram redirecionados para uma site parecido com a página inicial do Twitter e redigitavam a senha e o login, que eram copiados. No entanto, de acordo com informações do Portal G1, a página falsa levava o nome de Tvviter, substituindo o W por dois V.
Ainda segundo o NYT , o Twitter já tirou do ar todas essas mensagens e também anulou as senhas das possíveis vítimas do golpe, para que elas tivessem de criar outras combinações.
Versão brasileira do golpe
Na tarde desta terça-feira (22), os usuários do Twitter que clicaram em links de reportagens sobre o golpe, foram remetidos a uma página da ferramenta de busca Google que mostrava uma definição para a palavra "ingênuo".
| Reprodução |
| Página com link fraudado |
A reportagem do Portal IMPRENSA detectou que o link fraudulento utiliza perfis de vários usuários diferentes. Desse modo, detectar a origem da fraude se torna muito difícil.
Leia mais





