Fundação Gabriel Garcia Marques abre inscrições de prêmio para jornalistas da América Latina

Tanto os vencedores como os finalistas participarão de cerimônia de entrega na Colômbia com todos os gastos pagos

Atualizado em 13/04/2018 às 13:04, por Redação Portal IMPRENSA.

As inscrições para a sexta edição do Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo já estão abertas. A premiação visa o reconhecimento das melhores histórias dos países da América Latina e península Ibérica pela Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-americano (FNPI), e conta com o apoio de uma aliança público-privada formada pela Prefeitura de Medellín e os grupos Bancolombia e Sura. Crédito:Divulgação/FNPI Os jornalistas terão até 24 de maio para inscreverem trabalhos publicados em espanhol ou português entre 1º de abril de 2017 e 31 de março de 2018, em qualquer formato ou meio de comunicação, nas quatro categorias da premiação: texto, imagem, cobertura e inovação.
A segunda etapa do concurso consiste em três rodadas de jurados formadas por jornalistas internacionais que avaliarão os trabalhos inscritos e escolherão dez nomeados, três finalistas e um vencedor para cada categoria.
Cada um dos vencedores nas quatro categorias do prêmio receberá 33 milhões de pesos colombianos (em torno de R$ 29 mil). Os outros dois finalistas de cada categoria receberão cada um 6 milhões de pesos colombianos (em torno de R$ 4,5 mil).
Tanto os vencedores como os finalistas participarão do Festival Gabriel García Márquez com todos os gastos pagos. O evento contará com palestras, workshops e exposições abertas ao público em geral.
As inscrições podem ser feitas no site da fundação (clique ).