Fifa é criticada por condições impostas a jornalistas para cobrir Mundial
Fifa é criticada por condições impostas a jornalistas para cobrir Mundial
Em uma carta aberta à Joseph Blatter, presidente da Fifa (Federação Internacional de Futebol), o Instituto Internacional de Imprensa criticou as condições legais impostas aos jornalistas que desejam cobrir a Copa do Mundo de 2010.
O instituto - que forma uma rede de editores e proprietários de meios de comunicação em mais de cem países - reclama que a Fifa fez um canal próprio de internet para Mundial da África do Sul. No "Fifa Media Channel" os meios de comunicação teriam informações detalhadas sobre o Mundial, inacessíveis nas páginas públicas da internet.
Entretanto, as condições legais para acessar este endereço virtual podem mudar sem aviso prévio da Fifa, fato que o Instituto Internacional de Imprensa considera uma "limitação inaceitável" de acesso à informação.
"É como dizer que os jornalistas e os meios de comunicação que desejam participar da cobertura da Copa do Mundo devem se expor a aceitar de antemão algumas condições que podem ser mudadas a qualquer momento", diz o comunicado.
Para David Dadge, diretor do Instituto, "é urgente demonstrar a vontade da organização de respeitar os princípios de liberdade de imprensa".
As informações são do UOL Esporte
Leia mais






