Segunda-feira, 12 de outubro de 2026 ■ MPJ · Mais Pelo Jornalismo

"Evito abrir as janelas da varanda", diz correspondente brasileiro no Egito

"Evito abrir as janelas da varanda", diz correspondente brasileiro no Egito

Por No dia 31 de janeiro o jornalista Franz Vacek, correspondente internacional da Rede TV!, chegou ao Cairo, Egito. No aeroporto a situação já era conturbada. "Raras vezes vi algo igual. Multidões, pessoas preocupadas, famílias inteiras tentando deixar o Egito, gente chorando...", conta. O aeroporto era apenas o primeiro de muitos obstáculos que o jornalista encontraria no país.
Vacek conta à IMPRENSA como tem sido o trabalho no Egito. O país enfrenta, desde a última semana de janeiro, uma onda de protestos contra o regime do presidente Hosni Mubarak. Os manifestantes pedem a deposição do líder egípcio, que está há 30 anos no poder.
Arquivo Pessoal
Franz Vacek
O brasileiro entrou no país como turista. "Entrar como jornalista é impossível. O governo não tem interesse de que os jornalistas cheguem ao país", diz. Os equipamentos denunciam facilmente a identidade dos profissionais de imprensa, mas apesar de possuir uma câmera profissional na bagagem, o jornalista conseguiu passar pela segurança do aeroporto. "Tive um golpe de sorte. Estava passando uma equipe de TV no aeroporto e eles foram parados na minha frente. Apreenderam todo o material e no meio disso consegui passar", explica. O próximo passo era chegar ao hotel, a 20 km do aeroporto. O táxi em que o jornalista estava foi parado 14 vezes no trajeto por militares, policiais e por civis. Em todas as paradas, conferência de documentos.
Ao chegar no hotel, mais um problema. Não havia internet. Vacek não tinha como se comunicar com a emissora no Brasil. "Ouvi um boato de que teria um provedor de internet funcionando em outro hotel próximo ao que eu estava. Desrespeitei o toque de recolher e fui mudar de hotel pra tentar gerar o material para o jornal. Fui abordado por um carro de civis ou policiais, não sei, com bastões e facas que me perguntaram porque eu estava ali se era toque de recolher. Falei que era turista". Conseguiu ter acesso a internet que funcionou por cerca de duas horas antes de cair por completo. O trabalho seguia dessa maneira.
No dia 2 de fevereiro, os conflitos de intensificaram. "A partir desse dia começou a ficar insustentável para jornalista". As câmeras que conseguiam passar os inúmeros bloqueios de segurança começaram a não ser bem vistas. "Um dia antes era fácil enxergar a presença dos jornalistas, mas as redações começaram a pedir para o pessoal voltar, ainda mais depois que soubemos que um fotografo foi baleado tirando foto da varanda do hotel. Passar informação começou a ser um risco. Comecei a ver cada vez menos jornalistas", conta.
O trabalho, já complicado nas ruas, passou a ser dificultado também dentro do hotel. Vacek conta que começou a receber comunicados diários sobre a atuação da imprensa nas dependências do hotel. Um deles dizia: "não filmar dentro do hotel sem permissão da gerência. Caso algo seja autorizado, não filmar identificação do hotel dentro ou fora./ não filmar ou entrevistar clientes ou funcionários". "Depois vem um parágrafo que diz que o hotel vem sendo informado pelo exército que essas medidas serão amenizadas, mas independentemente disso, qualquer violação será punida com a expulsão imediata do hotel para não colocar a segurança de todos em perigo", explica Vacek. "Nem no próprio hotel consigo trabalhar. Evito abrir as janelas da varanda para mostrar a praça porque se descobrirem que estou gerando imagens daqui vou ser expulso do hotel".
Hoje, com a internet restabelecida, o jornalista não sai mais com a câmera profissional. Acha arriscado. Utiliza uma filmadora de bolso e o celular. Vai para rua todos os dias fazer matérias, ignorando o toque de recolher e entra ao vivo na Rede TV! do seu quarto do hotel. Sempre com discrição, quesito atualmente mais do que necessário para realização do trabalho jornalístico. Por enquanto, as câmeras, gravadores e credenciais, por vezes facilitadores do trabalho do jornalista, não oferecem nenhum beneficio. Pelo contrário.
Reprodução
Comunicado enviado aos jornalistas hospedados no hotel

Leia Mais

"Evito abrir as janelas da varanda", diz correspondente brasileiro no Egito

Leia também