Eventos celebram o Dia do Jornalista

Mesas de debates e lançamento de livro marcam a data

Atualizado em 07/04/2022 às 09:04, por Redação Portal IMPRENSA.

Nesta quinta-feira, 7 de abril, é comemorado em todo o Brasil o Dia do Jornalista. Criada em 1931 em homenagem ao jornalista e médico Giovanni Batista Libero Badaró, um dos maiores nomes na batalha pelo fim da monarquia portuguesa e independência, a data renderá homenagens para a profissão país afora.
Confira abaixo algumas das iniciativas previstas para a semana, que terá ciclo de palestras e lançamento de livro. Confira! Crédito:Banco de Imagens Dia do Jornalista é comemorado em 7 de abril Dia do Jornalista é comemorado em 7 de abril Por dentro das editorias
Em comemoração à data, o Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza mesas temáticas que exploram quatro das editorias do jornalismo - esporte, política, cotidiano e cidadania, cultura e entretenimento ao longo do dia 7.
Todas as palestras estarão disponíveis no canal do curso de Jornalismo da Universidade no YouTube (@mackjornalismo).
Jornalismo digital em pauta
À noite, o professor da ECA-USP Eugênio Bucci, a professora de comunicação e semiótica da PUC-SP, Lucia Santaella, e o jornalista e escritor Carlos Monforte são os convidados de Andresa Boni no 'Opinião' especial do Dia do Jornalista.
O programa, que vai ao ar às 20h30 na TV Cultura, vai falar sobre o atual momento vivido pela profissão, que vive uma revolução digital.
O impacto das fake news nas empresas de comunicação e na sociedade como um todo também estará em pauta.
Lançamento Mestres da Reportagem vl. 4
Comemorando dez anos do lançamento do volume I, chega às livrarias o quarto volume da série de livros Mestres da Reportagem, organizada pela jornalista, professora de jornalismo e ex-colunista do Portal IMPRENSA, Patrícia Paixão.
Estudantes e jornalistas formados em instituições do país inteiro colaboraram nos livros, que contam histórias de grandes momentos do jornalismo com bastidores de reportagens emblemáticas.
O lançamento será neste dia 9, às 14h, no auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.
André Tal, Andrea Dip, Angelina Nunes, Antonio Carlos Fon, Caê Vasconcelos, Chico Felitti, Chico Otávio, Cláudia Collucci, Elaíze Farias, Fabiana Moraes, Fátima Souza, Flávia Oliveira, Josmar Jozino, Juca Guimarães, Julio Maria, Lúcio Flávio Pinto, Marcelo Leite, Marilu Cabañas, Rose Nogueira, Sérgio Gomes e Vitor Hugo Brandalise são entrevistados na obra.
Parabéns!
As jornalistas Miriam Leitão e Renata Ceribelli, do Grupo Globo, e Carol Greganin, da CNN, além do dia 7 de abril, também comemoram o aniversário nesta data.