Entidade denuncia condenação de jornalista do Níger a três meses de prisão

Entidade denuncia condenação de jornalista do Níger a três meses de prisão

Atualizado em 20/08/2009 às 16:08, por Redação Portal IMPRENSA.

O Comitê para a proteção dos jornalistas (CPJ), sediado em Nova York, fez denúncia sobre a condenação a três meses de prisão contra Abdoulaye Tiémogo, diretor do semanário nigeriano Le Canard .

O CPJ "condena a pena de prisão" e pede que o jornalista seja libertado "imediatamente", de acordo com comunicado enviado ao governo do país. "Apelamos ao tribunal de apelação para quebrar este julgamento", acrescenta o comunicado.

A agência de notícias Angola Press informa que o advogado de Tiémogo, Marc Lebihan, declarou que seu cliente é acusado de desrespeito a ordem judicial por comentar em um programa de TV o mandado de prisão das autoridades nigerianas contra o antigo Primeiro-ministro Hama Amadou

"A perseguição em justiça de Abdoulaye Tiémogo faz parte de ações de repreensão incessantes contra jornalistas que investigam sobre a corrupção e criticam a política do governo do presidente Mamadou Tandja", considerou o diretor do programa para a África do CPJ, Tom Rodes, citado no comunicado.

Ainda segundo a Angola Press, o jornalista tinha se refugiado em Mali por conta de queixas de Tandja sobre um artigo que sugeria que o presidente colocaria seu filho como líder do país em um processo de sucessão. Ao voltar para o Níger, Tiémogo foi acusado por "divulgação de falsas notícias".

Leia mais