Segunda-feira, 5 de outubro de 2026 ■ MPJ · Mais Pelo Jornalismo

"Economist" defende legalização da maconha em nome do fim da guerra contra as drogas

A última edição da revista The Economist surpreendeu os leitores ao defender em sua matéria de capa a legalização da mac

A última edição da revista surpreendeu os leitores ao defender em sua de capa a legalização da maconha.
Crédito:Reprodução Revista diz que legalização colocará fim à guerra contra as drogas
De acordo com a revista, a descriminalização da erva é uma tendência em alguns estados nos EUA e em 20 países em todo o mundo. A revista sugere que a medida é o melhor caminho para colocar fim na guerra contra as drogas.
Entretanto, a publicação assume que colocar a legalização em prática é o maior desafio da questão. "A legalização priva o crime organizado de sua maior fonte de recursos, e ao mesmo tempo protege e torna consumidores cidadãos honestos", diz o texto.
A reportagem estima que o comércio em torno da venda da maconha corresponde à metade dos US$ 30 bilhões movimentados pelo mercado de drogas ilícitas.

Leia também