Comitê do COI veta construção de Centro de Mídia em zona portuária do Rio
Comitê do COI veta construção de Centro de Mídia em zona portuária do Rio
| Divulgação |
| Carlos Arthur Nuzman |
O Comitê Olimpíco Internacional (COI) vetou na última quinta-feira (20) o projeto da prefeitura do Rio de Janeiro para construir o Centro e a Vila de Mídia das Olímpiadas de 2016 na zona portuária da cidade.
Segundo o jornal O Estado de S. Paulo , os representantes do COI alegaram que a transferência do Centro mudaria todo o projeto que garantiu ao Rio o direito de sediar os Jogos Olímpicos. Além do Centro e da Vila de Mídia, o Comitê Organizador dos Jogos Rio-2016 pretendia levar algumas competições, como boxe e tênis de mesa, para a região.
Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Rio-2016, sugeriu ao COI que a instalação das áreas operacionais, como núcleo de árbitros e centro de mídia para profissionais não credenciados, seja feita na zona portuária.
Durante a visita, os membros do COI ressaltaram a necessidade de se criar o mais rápido possível a Autoridade Pública Olímpica (APO), consórcio da União, governo estadual e prefeitura do Rio, que será responsável pela aprovação e monitoramento das obras e serviços das Olimpíadas. O Congresso Nacional ainda precisa autorizar o início das atividadas da APO, após votação nas assembleias legislativas municipal e estadual.
Um outro comitê será formado por profissionais do esporte, como o técnico da seleção brasileira de vôlei Bernardinho, para dar consultoria esportiva para a realização dos Jogos Olimpícos.
A prefeitura do Rio tem planos de revitalizar a zona portuária da cidade. E antes mesmo do começo dos Jogos, manifestantes protestaram do lado de fora do hotel em que a comitiva do COI estava hospedada para reivindicar a desistência das remoções comunitárias para a realização das obras das Olimpíadas.
Leia mais






