Centro Cultural Banco do Brasil promove apresentação para imprensa do projeto Cubo

Centro Cultural Banco do Brasil promove apresentação para imprensa do projeto Cubo

Atualizado em 15/04/2005 às 10:04, por Fonte: Eloísa Marques projetos em comunicação.

Na próxima segunda, 18/4, das 18 às 22 h, a trupe do CUBO - Intervenção Urbana -, projeto que celebra os quatro anos do Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, fará um ensaio geral no Acrobático Fratelli, na Granja Viana - após este ensaio, o projeto será instalado na Praça do Patriarca (21 e 22/4), Vale do Anhangabaú (29 e 30/4) e Praça da Sé (6 e 7/5).

O CUBO é uma caixa audiovisual gigante de 7 metros de altura. Em suas cinco faces externas, vídeos projetados se somarão à criação sonora e performance que acontece a partir do cubo. O conteúdo a ser projetado é fruto de pesquisas e criações realizadas no centro da cidade de São Paulo pelos grupos artísticos A Revolução Não Será Televisionada, Bijari, Cia Cachorra, C.O.B.A.I.A, Contra Filé e Perda Total. São cerca de 30 integrantes, entre eles artistas plásticos, arquitetos, antropólogos, atores, web-designers, fotógrafos, músicos e sonoplastas. Eles passaram cerca de dois meses em contato direto com o centro da cidade, atentos ao cotidiano e público local. Os espaços públicos da região central passaram a ser, assim, laboratório de criação e pesquisa para reconhecer questões e conflitos e transformá-los em material de trabalho.

Entrevista O artista plástico e coordenador geral do projeto, Daniel Lima, falará sobre a concepção do projeto e as ações desenvolvidas para formar o conteúdo do CUBO, que passam por observações do cotidiano de quem vive, trabalha ou circula pelo centro; os vários conflitos e manifestações que tomam conta do espaço urbano; a performance realizadas para interagir com os passantes; as encenações de resgate histórico que trazem personagens do passado (e de hoje) e mostram a transposição do rural para urbano; a idéia de "gentrificação", o conceito urbanístico de limpeza étnica e social, considerando o processo de revitalização da região central; a composição da trilha sonora; entre outros itens.

Serviço 18 de abril de 2005, 2ª feira, 18 às 22h - Apresentação especial para Imprensa CUBO - Intervenção Urbana Local: Acrobático Fratelli Rua Adib Atuada, 41 Centro Empresarial Granja Viana - Cotia