Bill Lundberg realiza palestra gratuita em SP dia 15/12

Bill Lundberg realiza palestra gratuita em SP dia 15/12

Atualizado em 13/12/2004 às 17:12, por Redação Portal Imprensa.

Nova pagina 1

Bill Lundberg é um dos pioneiros na arte de filme/vídeo-instalação e na década de 80 foi chamado de "O Mágico do Cinema" pelo Cahiers du Cinema. As diretrizes estéticas de Lundberg, nesses mais de trinta anos de carreira, estão firmemente enraizadas em dois elementos: a contracultura dos anos 60 e o movimento que se afasta da pintura. Bill voltou-se primeiro à arte da performance e depois à instalação de cinema e vídeo.

Lundberg se engajou em investigações estéticas que pré-datam e pressagiam aquelas realizadas por alguns de seus mais notáveis contemporâneos, entre os quais se incluem Gary Hill, Bill Viola e Tony Oursler. Na Academia de Cultura ele mostrará seus trabalhos históricos e realizará palestra com tradução simultânea.

Palestra Bill Lundberg

Data: 15 dezembro 2004
Horário: 20h
Local: Academia de Cultura
Av. Imperatriz Leopoldina 1623
Vila Leopoldina - São Paulo
(Próx. Shopping Villa Lobos)
50 vagas
Gratuito
Reservas e mais informações: 3832-4243 com Cristina Fantato ou Fábio Zavala.
Ou email: academia@academiadecultura.org.br

SOBRE BILL LUNDBERG:

Bill Lundberg é um dos pioneiros na arte de filme-instalação, seu trabalho influenciou inúmeros artistas de vídeo contemporâneos. Desde o início dos anos setenta, Lundberg vem enfatizando as relações humanas como o elemento central de sua obra. Nos anos oitenta foi chamado de "O Mágico do Cinema" pela mais respeitável publicação cinematográfica francesa, Cahiers du Cinema. Companheiro da artista experimental brasileira Regina Vater desde 1979, veio várias vezes ao Brasil e deu cursos em muitos estados, inclusive no MAC-SP (1992). Durante estas vindas, realizou algumas obras no Brasil, inspirado em nossa energia, humor e no desenvolvido senso de sociabilidade de nosso povo.

Lundberg completou seus estudos superiores em pintura no fim dos nos 60, na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Durante sua carreira foi agraciado por um série de prêmios importantes nos E.U.A, incluindo duas bolsas concedidas pelo NEA, duas bolsas concedidas pelo Fulbright Fellowships (1992 e 2003) e uma bolsa concedida pelo Guggenheim Fellowship (1981). Foi um dos júris de vídeo para a Fundação Guggenheim (1983 a 85) e fundou os cursos de Transmídia e vídeo-arte do Departamento de Arte e História da Universidade do Texas em Austin. Seus trabalhos são exibidos em museus de grande importância como o Whitney Museum of American Art, P.S. 1 em NY, o Instituto de Arte Contemporânea do Reino Unido, Espace Lyonnais d Art Contemporain na França, MAC-USP em São Paulo e o Carnegie Institute Museum of Art (EUA). Entre as exposições individuais de Lundberg se incluem mostras no Contemporary Arts Museum, 2002 (Houston, Texas), Jack S. Blanton Museum, 1999 (Austin, Texas), e ArtPace Institute, 1998 (San Antonio, Texas).

Entre suas principais obras destacam-se: "Him" (1970), "Swimmer" (1975), "Silent Dinner" (1975-76), "Charades" (1976), "Dread" (1978), "Corner" (1983), "Opening" (1999), "Madeline" (1999), "Wash" (2001), "Game" (2003), "Pool" (2004), "Passage" (2004).