SJPMRJ - É hora de fortalecer a Campanha Salarial
SJPMRJ - É hora de fortalecer a Campanha Salarial
Atualizado em 08/05/2006 às 08:05, por
Por: Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro.
SJPMRJ - É hora de fortalecer a Campanha Salarial
Reunidos em assembléia na noite de terça-feira (2/5) em seu Sindicato, os jornalistas da cidade do Rio de Janeiro decidiram apresentar uma contraproposta aos patrões para o acordo salarial de 2006. Os jornalistas consideraram humilhante a adoção de um piso salarial de R$ 750,00, proposto pelo sindicato patronal para os jornais e revistas com menos de 20 jornalistas. É um piso comparável apenas aos de Roraima, Sergipe e das cidades do interior do Piauí (em Teresina, é de R$ 900).Os patrões de Jornais e Revistas ofereceram 5% de reajuste, sem abono, e ainda não apresentaram suas contrapropostas em relação à reciclagem profissional e à criação de Comissões de Segurança nas redações para aumentar a proteção dos profissionais dedicados à cobertura da violência na cidade. O Sindicato solicitou um novo encontro com os patrões, que não foi marcado.
Os jornalistas de Rádio e TV voltaram a rejeitar a proposta de reajuste inferior ao INPC (4,85%) e reivindicam dos patrões um tratamento mais respeitoso, em função do período de vacas gordíssimas vivido pelo setor no ano passado.
Os donos de empresas de comunicação farão suas assembléias para avaliar as últimas propostas feitas pelos jornalistas com vistas ao acordo coletivo de 2006. Em seguida, em novos encontros, os dois sindicatos patronais deverão se reunir com o seu Sindicato.
Mantenha-se informado acessando sempre nossa página na internet (www.jornalistas.org.br) e mobilize-se com os colegas para demonstrar nossa indignação com a recusa dos patrões em dividir um pouquinho do bolão de recursos que eles receberam com os lucros estratosféricos registrados em 2005.
Só para lembrar:
- Jornais e revistas da segunda maior cidade do País oferecem um piso salarial de R$ 750 para a grande maioria das empresas. Você acha isso decente?
- Rádios oferecem R$ 800 como piso e TVs, R$ 900.
- Os patrões até agora se recusam nossas propostas para estimular a reciclagem profissional dos jornalistas.
- A Globo Comunicação e Participações S.A (TV Globo, editora Globo, Globosat, Globonews, Globo.com etc etc etc) investe apenas 5,88% de sua receita em salários.
- A Globo anunciou lucro de R$ 2 bilhões em 2005 e propõe um reajuste de 4,8% para seus jornalistas.
- O Dia destina míseros 2,85% de sua receita aos salários de TODOS os seus empregados.
- O Infoglobo (O Globo, Extra, Globo On etc etc) lidera uma proposta de reajuste de 5%. Seu lucro líquido cresceu 60% e seu patrimônio líquido, 158%. O Globo se recusa a dar um abono para os jornalistas da redação mais premiada dos últimos anos no País.
- Os patrões ainda não aceitam a criação de Comissão de Segurança nas redações para aumentar a proteção dos jornalistas que se expõem à cobertura da violência. - os jornalistas do Rio de Janeiro merecem um tratamento mais digno e melhores condições de trabalho.






