Na Justiça: IstoÉ pede suspensão de indenização a ex-ministro em caso Lalau

Na Justiça: IstoÉ pede suspensão de indenização a ex-ministro em caso Lalau

Atualizado em 15/02/2007 às 12:02, por Redação Portal IMPRENSA.

Na Justiça : IstoÉ pede suspensão de indenização a ex-ministro em caso Lalau

A Editora Três, responsável pela revista IstoÉ , entrou com ação no Supremo Tribunal Federal, STF, pedindo a suspensão do pagamento de indenização ao ministro aposentado Almir Pazzianotto Pinto.

O magistrado processou a revista pela divulgação de uma gravação que o acusava de beneficiar-se financeiramente com um esquema de "venda de greves" quando era secretário do estado no governo Franco Montoro, a exemplo do que fazia ex-juiz Nicolau dos Santos Neto.

A reportagem explicava o sistema de funcionamento do esquema de desvios da construção da sede do prédio do Tribunal Regional do Trabalho.

O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou a IstoÉ a reproduzir a sentença e pagar a Pazzianotto o equivalente a 500 salários mínimos, cerca de R$ 187,5 mil.

A revista recorreu da sentença no próprio TJ, alegando que a decisão ofende a liberdade de informação garantida pela Constituição. Como teve os pedidos negados, apresentou a ação no STF, que aceitou o recurso.

O Grupo Três afirma que a IstoÉ não pode ser responsabilizada por não ter feito juízos de valor. "Fica ao critério do leitor desqualificar ou não as informações publicadas, em função da fonte. Por outro lado, é inconteste que a gravação foi promovida pelo co-réu", alegou. "Houve apenas relato de fatos".

As informações são da revista virtual Consultor Jurídico.